25 anos de criação do PT são comemorados no Plenário

"A estrela do peito, a história na mão". Com este slogan, o Partido dos Trabalhadores comemorou, na noite da última s...

18/04/2005 - 00:00
 

25 anos de criação do PT são comemorados no Plenário

"A estrela do peito, a história na mão". Com este slogan, o Partido dos Trabalhadores comemorou, na noite da última sexta-feira (15/4/05), os 25 anos de criação da sigla e a trajetória que levou o movimento inicialmente clandestino de operários e intelectuais à conquista de prefeituras e governos estaduais e à Presidência da República no pleito de 2002. Três ministros do Governo Lula, todos eles mineiros, destacaram-se entre as personalidades presentes: Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Luiz Dulci, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República; e Nilmário Miranda, ministro dos Direitos Humanos.

A solenidade foi pedida pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) e presidida pelo deputado Rogério Correia (PT), que é o 2º vice-presidente da Assembléia. Correia disse que "este é o momento de avaliar nossa conduta e pensar daqui para frente. A herança do passado neoliberal dificulta a realização de todos os nossos sonhos, mas o nosso norte continuará a ser a política de distribuição de renda, e haveremos de alcançá-la com seriedade, com trabalho e disputa política".

Adelmo Leão, por sua vez, disse que o PT continua a ser uma "alternativa segura para a defesa dos interesses da classe trabalhadora, sob o lema pão, terra e liberdade". Leão exortou o partido a exercer o permanente diálogo entre as posições diferentes que abriga em seu meio. Foi uma alusão à ameaça de punição que paira sobre o deputado federal Virgílio Guimarães, que disputou com Luiz Greenhalgh a presidência da Câmara Federal, resultando na eleição de Severino Cavalcanti. Virgílio deveria estar presente à solenidade, mas ficou retido em São Paulo por não conseguir um vôo.

Partido conquistou 411 prefeituras nas últimas eleições

Um vídeo de 12 minutos, narrado pelo ator Paulo Betti e exibido na solenidade, informou que o PT está hoje presente em 5 mil municípios brasileiros, que fez 411 prefeitos nas últimas eleições, sendo o partido mais votado, e que amealhou quase 53 milhões de votos para presidente. Cinco placas comemorativas foram entregues aos homenageados: ao grupo da primeira executiva do partido, ao ministro Patrus Ananias, à ex-deputada Sandra Starling, ao presidente Lula e ao deputado Virgílio Guimarães. A de Guimarães foi recebida pelo professor Aluísio Marques. A do presidente foi recebida pelo ministro Dulci.

Luiz Dulci foi o principal orador da solenidade. Durante mais de uma hora, fez um discurso vibrante assinalando os êxitos do governo petista. Disse que o País cresceu 5,2% em 2004 e que crescerá mais em 2005. Afirmou que foram criados 2,1 milhões de empregos com carteira assinada, mais um milhão de postos de trabalho da agricultura, e que o governo chegará perto de cumprir o compromisso de gerar 10 milhões de empregos. Se admite que, na política econômica, o PT manteve a direção dada pelo governo FHC, Dulci destaca inversões de prioridade que distinguem os dois governos na educação, na política externa, no combate sistêmico à corrupção e nos assentamentos agrários.

Ao reconhecer também erros estratégicos, como o da Medida Provisória 232, Dulci considera que o saldo entre erros e acertos foi positivo. "Nunca fomos presos a doutrinas abstratas e temos nossas contradições internas", declarou, alertando a militância de que o destino do PT está vinculado ao do Governo. Ele crê que haja muito motivo de orgulho e citou o compositor Gonzaguinha para fazer uma previsão: "Se muito vale o que foi feito, mais vale o que será".

Presenças: Além dos citados, estiveram presentes também as seguintes personalidades: Maria do Carmo Lara, presidente do PT-MG; vereador Silvinho Resende (PPS), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte; deputados federais Paulo Delgado, Ivo José e Reginaldo Lopes; deputadas estaduais Maria Tereza Lara e Elisa Costa; e os deputados estaduais Laudelino Augusto, André Quintão, Weliton Prado, Durval Ângelo, Edson Rezende e Carlos Gomes; a prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen; os vereadores Neusinha Santos e Carlão Pereira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715