Comissão de Meio Ambiente discute preservação de áreas indígenas

A preservação de reservas indígenas e o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Populações Indígenas serão tema ...

15/04/2005 - 00:00
 

Comissão de Meio Ambiente discute preservação de áreas indígenas

A preservação de reservas indígenas e o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Populações Indígenas serão tema da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa, na próxima terça-feira (19/4/05). A reunião será às 9h30, no Auditório. O requerimento solicitando a reunião e o lançamento da Frente é do deputado Doutor Ronaldo (PDT), vice-presidente da comissão. Marcada inicialmente para o dia 17 de março, a reunião foi transferida para o dia 19, quando se comemora o Dia do Índio.

Em seu requerimento, Doutor Ronaldo justifica que "as reservas indígenas já demarcadas no Estado vêm sendo alvo de invasões e de atos de vandalismo, como recentemente ocorreu na aldeia pataxó, em Carmésia, incendiada por fazendeiros vizinhos". Segundo o parlamentar, o debate é necessário para assegurar as condições de sobrevivência dos índios, que dependem da preservação ambiental.

Foram convidados o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o prefeito de São João das Missões, José Nunes de Oliveira; o assessor especial do governador para Assuntos Indígenas, Ailton Krenak; o vereador de Carmésia, Manuel Ferreira da Silva; a coordenadora de Saúde Indígena da Secretaria de Estado da Saúde, Simone Faria de Abreu; e o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Wilson Mário Farias Santana.

Frente Parlamentar vai defender direitos dos índios

No texto-manifesto pela criação da Frente Parlamentar Mineira de Apoio às Populações Indígenas, o deputado Doutor Ronaldo destaca que "os índios representam atualmente 2% da população brasileira e vêm perdendo seus direitos, apesar dos esforços de inúmeras instituições que atuam em sua defesa e algumas iniciativas do poder público". E acrescentou: "Apesar da proteção constitucional, as nações indígenas vêm enfrentando grandes dificuldades, a começar da demarcação e homologação de terras".

Ainda segundo o manifesto, de acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), os cerca de 410 mil índios brasileiros ocupam 107,2 milhões de hectares, ou 12% do território nacional, mas a área homologada é bem menor: 16 milhões de hectares. Em Minas Gerais, algumas terras já estão demarcadas, como a reserva Xacriabá, com cerca de 6,8 mil pessoas, que ocupam 52 mil hectares em São João das Missões.

Na justificativa de criação da Frente Parlamentar Mineira de Apoio às Populações Indígenas, Doutor Ronaldo ressalta também que ela "se propõe a constituir um fórum permanente de debates a respeito das principais demandas dos povos indígenas em Minas, de modo a contribuir para a formulação de legislação e programas que mantenham ou ampliem os direitos desses povos".

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715