Projeto sobre aleitamento materno passa pela Comissão de Saúde

O Projeto de Lei 1.089/03, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde da As...

13/04/2005 - 00:01
 

Projeto sobre aleitamento materno passa pela Comissão de Saúde

O Projeto de Lei 1.089/03, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, durante reunião desta quarta-feira (13/04/05). O projeto estabelece diretrizes para o funcionamento dos programas de aleitamento materno e dos bancos de leite humano em Minas Gerais. O relator, deputado Fahim Sawan (PSDB), optou pela aprovação do projeto na forma do vencido em 1º turno: com o substitutivo nº 1, da própria Comissão de Saúde; e as emendas de 1 a 3, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Em seu parecer, o deputado ressaltou a importância da matéria no combate à desnutrição e à mortalidade infantil no Estado.

Audiências - Ainda durante a reunião, foram aprovados diversos requerimentos, entre eles, dois com pedido de realização de audiência pública. O primeiro, do deputado Fahim Sawan, é para que seja discutida a atual política pública para tratamento da depressão e outras patologias associadas a distúrbios mentais. O autor argumenta que é crescente o número de deprimidos no país, e que a rede pública e os hospitais gerais não estão preparados para atender adequadamente esses pacientes.

O segundo requerimento é do presidente da comissão, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Ele pede que seja realizada em breve audiência pública para ouvir o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, que deverá trazer informações sobre a Secretaria, de acordo com o previsto na Lei Federal 8.689, de 1993. Essa lei determina o comparecimento do secretário ao Legislativo a cada trimestre para divulgação e análise das ações de sua pasta para toda a sociedade.

Já a deputada Maria Tereza Lara (PT) requer reunião conjunta da Comissão de Saúde com a Comissão de Participação Popular, presidida por ela, para debater a regulamentação da Lei 15.439, de 11 de janeiro de 2005, que institui a Política Estadual de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de combate ao preconceito no Estado. Para a audiência serão convidadas diversas autoridades em saúde e também a coordenadora do Morhan - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseniase, Maria Francisca de Ávila.

Deputado teme restrição a internação em UTI

O deputado Fahim Sawan também demonstrou preocupação com a possibilidade de o Ministério da Saúde implantar novas normas para internação de pacientes graves em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), restringindo o acesso às unidades. Ele apresentou requerimento, aprovado pela comissão, para que seja encaminhado ofício ao Ministério solicitando informações sobre a proposta do governo federal. Em virtude da escassez de leitos nas UTIs em todo o País, o presidente da comissão, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), sugeriu que a discussão fosse ampliada. "Vamos discutir também como está a utilização das UTIs no Norte de Minas e no Triângulo", enfatizou.

A comissão provou também um projeto de declaração de utilidade pública, mais sete requerimentos que dispensam apreciação do Plenário.

Programa de Saúde da Família pode ser assunto de fórum técnico

A Comissão de Saúde vai encaminhar à Mesa diretora da Assembléia pedido para que seja realizado um fórum técnico para discutir os problemas verificados na execução do Programa de Saúde da Família (PSF) em todo o Estado. Requerimento com esse objetivo, de autoria do deputado Carlos Pimenta (PDT), também foi aprovado nesta quarta-feira. O objetivo do deputado é provocar o debate para que o programa possa ser revigorado e implantando nos municípios onde ele ainda não existe. Outro requerimento, do mesmo deputado, pede reunião da comissão com a presença de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, responsáveis pela gestão dos PSFs em Minas.

Retirado de pauta - a Comissão de Saúde decidiu retirar da pauta o Requerimento 4.390/05, do deputado Gustavo Valadares (PFL), que pede para que seja formulado apelo ao ministro da Saúde e ao comandante do Exército para instalarem em Belo Horizonte hospitais de campanha, nos moldes daqueles em operação no Rio de Janeiro.

O deputado Carlos Pimenta argumentou que o maior problema de saúde na capital é a falta de recursos para equipar os hospitais existentes. Na opinião dele, compartilhada pelos demais deputados presentes, não se justifica instalar em Belo Horizonte um hospital de campanha, apesar de a discussão ser oportuna. O deputado Adelmo Carneiro Leão disse que a comissão vai convidar o deputado Gustavo Valadares para participar das discussões sobre a política de saúde em Minas Gerais.

Presenças - Deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), presidente; Carlos Pimenta (PDT), vice; e deputado Fahim Sawan (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715