ALMG avalia elaboração do Plano Diretor Metropolitano nesta terça (12)

Os problemas que envolvem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os desafios da sua gestão, as questões de ...

11/04/2005 - 00:02
 

ALMG avalia elaboração do Plano Diretor Metropolitano nesta terça (12)

Os problemas que envolvem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os desafios da sua gestão, as questões de interesse comum dos municípios que a compõem e a elaboração do Plano Diretor Metropolitano (PDM) serão debatidos no segundo dia do Encontro Regional "Desafios da Agenda Municipal 2005", que acontece na manhã desta terça-feira (12/4/05), no Plenário da Assembléia Legislativa. O evento de Belo Horizonte é o nono de uma série de 12, promovidos pela Assembléia em parceria com diversas entidades, no intuito de fornecer informações aos prefeitos e vereadores sobre a gestão municipal. O debate sobre a RMBH terá início às 8h30 e será coordenado pelos deputados Fábio Avelar (PTB) e Roberto Carvalho (PT).

Serão expositores no debate sobre o Plano Diretor Metropolitano o vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos; o presidente da Associação dos Municípios da RMBH (Granbel) e prefeito de Pedro Leopoldo, Marcelo Gonçalves; o superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Gustavo Gomes Machado; o consultor ad hoc da Prefeitura de Belo Horizonte e do Ministério das Cidades, Sérgio de Azevedo; e o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Ricardo Roberto de Araújo Lima.

O Estatuto da Cidade não estipula prazo para elaboração do Plano Diretor Metropolitano, mas, como os municípios com mais de 20 mil habitantes ou pertencentes a regiões metropolitanas tem até outubro de 2006 para aprovar os planos municipais, o ideal é que o PDM seja feito antes disso. O Plano Diretor Metropolitano deve dar as linhas gerais para os planos municipais, estabelecendo as políticas de interesse comum dos municípios que fazem parte da RMBH.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), que é encarregada de coordenar todo o processo de elaboração do PDM, o investimento está estimado em R$ 6 milhões. R$ 2,8 milhões devem ser obtidos junto aos municípios da RMBH, seguindo proposta aprovada no ano passado pela Assembléia Metropolitana da RMBH (Ambel). A contribuição dos municípios será proporcional à sua população. A Sedru também informou que está negociando recursos a fundo perdido com o Banco Mundial/Aliança das Cidades para a confecção do Plano.

Emenda 65 - Depois do Seminário Legislativo "Regiões Metropolitanas", realizado pela Assembléia em novembro de 2003, os deputados Roberto Carvalho e Chico Simões apresentaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/04. A emenda estabelece que a aprovação do PDM caberá à Assembléia Metropolitana, além de dispor sobre a criação de instâncias na região metropolitana e incluir, no elenco das competências do Estado, a criação de agência de desenvolvimento para cada região metropolitana. A proposta foi aprovada como Emenda à Constituição 65 e alterou os artigos 43, 45 e 46 da Constituição do Estado.

No momento, tramita na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) 57/04, dos mesmos autores, que regulamenta a Emenda à Constituição. O PLC está na Comissão de Constituição e Justiça para receber parecer.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715