Situação de aterro da BR-040 será tema de audiência pública

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, em reunião nesta quarta-feira (30/03/2005), requerimento dos...

30/03/2005 - 00:02
 

Situação de aterro da BR-040 será tema de audiência pública

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais aprovou, em reunião nesta quarta-feira (30/03/2005), requerimento dos deputados Fábio Avelar (PTB) e João Leite (PSB) para realização uma audiência pública para tratar da situação do aterro sanitário da BR-040 e da destinação do lixo hospitalar em Belo Horizonte. O debate sobre a questão do aterro foi solicitado pelo deputado Fábio Avelar, que sugeriu uma visita de inspeção ao aterro e um debate com a população local e autoridades públicas sobre os inconvenientes e os problemas ambientais ocasionados.

Serão convidados para a reunião representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), da PBH e de associações de moradores. "Após 30 anos de operação, o aterro da BR-040 é uma parede compactada de lixo, com dezenas de metros de altura, afetando a vida de aproximadamente 50 mil pessoas residentes em 14 bairros no seu entorno", justificou o deputado. Segundo ele, é preciso debater o assunto com as partes envolvidas porque a prefeitura desejaria o prolongamento da vida útil do aterro, enquanto a população afetada precisaria de soluções para os incômodos produzidos e até riscos de desabamento.

Já o deputado João Leite (PSB) apresentou requerimento para que a comissão debata o destino do lixo hospitalar em Belo Horizonte, que, segundo ele, não será mais depositado no aterro da BR-040 a partir desta quinta-feira (31). Como o assunto é comum, João Leite solicitou que a reunião fosse realizada em conjunto com a requerida pelo deputado Fábio Avelar.

Ofício - Ainda como desdobramento de seu requerimento, o deputado Fábio Avelar solicitou o envio de ofício ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) recomendando que não seja aceito o pedido da PBH para adiar o prazo concedido para entrega de um estudo e uma nova proposta para o aterro.

Comissão realizará mais dois debates

O programa de "Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco" continua em pauta na Assembléia. Em outro requerimento apresentado, o deputado João Leite sugeriu que o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e os gerentes dos projetos estruturadores do governo estadual ligados ao tema sejam convidados para falar sobre o assunto. O deputado Fábio Avelar apresentou também requerimento para envio de votos de congratulações ao deputado federal Leonardo Mattos pela criação da frente em defesa do rio, contrário ao projeto de transposição.

Cercadinho - Outro requerimento pela realização de audiência pública foi apresentado pelo deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), para que haja nova discussão sobre a existência de projetos de ocupação residencial na região da cabeceira do Córrego Cercadinho, que abastece parte da Capital. O parlamentar pediu, também, a realização de uma visita técnica ao local e o envio de oficio ao secretário de Estado de Meio Ambiente solicitando informações sobre o processo de licenciamento do empreendimento "Condomínio do Bairro Belvedere III". O processo está sendo analisando pelo município.

Ainda durante a reunião, foram aprovados outros 15 requerimentos, em turno único, sobre votos de congratulações, manifestações de aplausos e ofícios a autoridades governamentais.

Presenças: Deputados Laudelino Augusto (PT), presidente, João Leite (PSB), Sávio Souza Cruz (PMDB) e Fábio Avelar (PTB), 3º vice-presidente da Assembléia.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715