Estudantes debatem redução da idade penal nesta quinta-feira (17)

Trinta estudantes do curso de Ciências Socias e 200 alunos do ensino médio de escolas da Capital realizam nesta quint...

17/03/2005 - 00:01
 

Estudantes debatem redução da idade penal nesta quinta-feira (17)

Trinta estudantes do curso de Ciências Socias e 200 alunos do ensino médio de escolas da Capital realizam nesta quinta-feira (17/3/05), a partir das 14h30, no Auditório da Escola do Legislativo, um debate sobre o tema "Redução da Idade Penal". A atividade é uma etapa preparatória do projeto Parlamento Jovem, parceria da Assembléia de Minas com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que será concluído com a realização de uma reunião no Plenário, em junho, inspirada no formato de um seminário legislativo. Nesse encontro final, os estudantes irão recolher sugestões para a regulamentação do tema, escolhido por eles próprios, e encaminharão o documento final ao Legislativo mineiro.

Além do presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia, deputado André Quintão (PT), participarão do debate desta quinta o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Márcio Rogério; o delegado e adido de Polícia da Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social, Élder Gonçalo Monteiro D'Ângelo; o advogado criminalista Ronaldo Garcia e a representante da ong Frente de Defesa da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Gláucia Barros.

O que é o Parlamento Jovem

O projeto Parlamento Jovem é um projeto do Programa de Educação para a Cidadania da Assembléia, coordenado pela Escola do Legislativo. Entre seus objetivos, estão oferecer aos jovens a oportunidade de conhecer o papel e funcionamento do Poder Legislativo e de se envolverem em situações de pesquisa, organização, proposição, debate, negociações e realização de escolhas.

A primeira edição do programa, em 2004, teve a participação de 77 estudantes, sendo 17 alunos do Curso de Ciências Sociais da PUC e 60 alunos de seis escolas de ensino médio (duas públicas e quatro particulares). Os estudantes simularam uma audiência pública e uma reunião ordinária da Comissão de Participação Popular, uma das 16 comissões permanentes do Legislativo mineiro. Eles atuaram como representantes de organizações da sociedade civil, deputados e assessores parlamentares, discutindo proposições legislativas sobre dois temas: quotas para minorias nas universidades e ações preventivas contra o uso de drogas.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715