Comissão quer saber sobre sumiço de armas e segurança em estádios

Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa querem informações sobre o extravio ou o furt...

16/03/2005 - 00:00
 

Comissão quer saber sobre sumiço de armas e segurança em estádios

Os deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa querem informações sobre o extravio ou o furto de armas da Polícia Militar e também sobre a segurança em estádios de futebol. Requerimentos nesse sentido foram aprovados nesta quarta-feira (16/3/05) em reunião da comissão. Audiências públicas em Itaúna, Alfenas, Governador Valadares e Corinto também foram solicitadas para discutir, com convidados, a situação das cadeias públicas locais. Foi aprovado ainda requerimento do deputado Fahim Sawan (PSDB) de audiência pública, com as comissões de Saúde e de Educação e com a Frente Parlamentar de Luta contra as Drogas, para discutir a prevenção do uso de drogas e a normatização de condutas para o combate ao tráfico nas escolas mineiras.

O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), é o autor de requerimento para oficiar o Comando Geral da PMMG, a fim de que compareça à comissão o chefe do Estado Maior, coronel Hélio dos Santos Júnior. O objetivo é apurar o extravio e o furto de armamentos da corporação e/ou pertencentes a policiais militares que, segundo notícias da imprensa, "têm se tornado mais comuns". O deputado informa que, de acordo com documento reservado da Chefia do Estado Maior, houve um aumento de 140,28% nas ocorrências desse tipo, entre 2000 e 2004. Ele quer saber o tipo de armamento extraviado ou furtado, quantidade, local onde estava e quais as providências tomadas, bem como o número de armas apreendidas pela PM entregues à Polícia Civil e que, depois, foram novamente apreendidas em ocorrências nas ruas.

Segurança em estádios - Outro requerimento, também do deputado Sargento Rodrigues, trata de audiência pública para discutir a segurança nos estádios de futebol. Ele cita partida realizada no "Mineirão" no último dia 13, quando o delegado Valdomiro Pascoal do Vale teria sacado arma de fogo, sendo depois contido. São convidados o chefe da Polícia Civil, Otto Teixeira Filho; o chefe do Comando de Policiamento Especial, tenente-coronel Sandro Teatine; o presidente da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais, Genilson Ribeiro Zeferino; o diretor-geral da Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), Fernando Sasso; e o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino.

Comissão aprova requerimentos de audiência pública em quatro cidades do interior

Os deputados também aprovaram requerimentos solicitando audiência pública em quatro cidades do interior:

* do deputado Sargento Rodrigues (PDT), nas cidades de Itaúna, Alfenas e Governador Valadares. Em Itaúna, o objetivo é apurar as condições carcerárias e as questões relacionadas à execução das penas tanto na cadeia pública quanto na unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). A cadeia estaria em péssimas condições e, na Apac, teria havido denúncias de irregularidades, entre elas de tráfico de drogas e da não-comunicação da fuga de presos à polícia. Em Alfenas, o objetivo é avaliar as condições da cadeia pública e, em Valadares, a reforma da cadeia, a contratação de agentes de segurança penitenciários e a aquisição de equipamentos, veículos e armas. São vários os convidados, entre juízes, promotores, representantes do poder público local e do Estado.

* do deputado Célio Moreira (PL), foi aprovado requerimento de audiência na cidade de Corinto. O objetivo também é discutir a situação precária da cadeia pública, além das questões administrativas e de recursos humanos da unidade. A segurança nas demais cidades da região também será debatida no encontro.

Projeto que cria Cadastro de Presos e Foragidos está pronto para Plenário

Além dos requerimentos, a Comissão de Segurança Pública analisou o Projeto de Lei (PL) 1.807/04, do deputado Doutor Viana (PFL), que cria o Cadastro Estadual de Presos e Foragidos. O projeto, que tramita em 1º turno, agora está pronto para ser analisado pelo Plenário. O relator da matéria, deputado Sargento Rodrigues (PDT), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. O substitutivo retira do texto a exigência da divulgação, pela internet, de um cadastro de presos, subsistindo tal exigência somente quanto aos foragidos da Justiça.

Também foi aprovado requerimento de voto de congratulações do deputado Weliton Prado (PT), dirigido aos delegados, detetives, peritos e escrivães formados pela Academia de Polícia Civil; além de outros requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sargento Rodrigues (PDT), que a presidiu; Célio Moreira (PL) e Weliton Prado (PT).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715