Montes Claros sediará segundo encontro sobre agenda municipal

A cidade de Montes Claros sediará, na próxima terça-feira (15/3/05), o encontro regional "Desafios da agenda municipa...

09/03/2005 - 00:01
 

Montes Claros sediará segundo encontro sobre agenda municipal

A cidade de Montes Claros sediará, na próxima terça-feira (15/3/05), o encontro regional "Desafios da agenda municipal 2005", promovido pela Assembléia Legislativa com a parceria de várias entidades. O encontro da Região Norte do Estado será o segundo de dez que serão realizados nas cidades-pólo de Minas. O evento foi aberto em Governador Valadares, na sexta-feira (4). O encontro de Montes Claros será no Centro Cultural (Praça Dr. Chaves, 32) e começa às 8 horas, com o credenciamento dos participantes, que é gratuito. O objetivo dos encontros, que serão realizados ao longo dos meses de março e abril, é debater a elaboração dos Planos Diretor e Plurianual (PPA), a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o fortalecimento da participação popular para a democratização das ações municipais.

Para o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), que deverá participar da abertura da reunião em Montes Claros, as informações que serão levadas aos prefeitos e vereadores durante os encontros regionais contribuirão para o sucesso das administrações municipais, ao mesmo tempo em que tornarão mais estreitos os vínculos do Legislativo mineiro com os representantes dos municípios. "A Assembléia tem, por tradição e necessidade política, a preocupação de manter contato permanente com os prefeitos de todas as regiões do Estado e se fazer presente, cada vez mais, no interior de Minas", acrescentou.

A palestra de abertura, que tem como tema a atuação conjunta do Executivo, Legislativo e da sociedade civil na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas, será feita pelo professor do Departamento de Ciência Política e membro do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, Carlos Ranulfo Melo. Ele abordará o sentido da participação popular para a democracia brasileira. "A participação da sociedade ajuda a legitimar as decisões. É uma demanda da sociedade moderna", afirmou. Ele lembra que o próprio Estatuto da Cidade prevê que o envolvimento da população no processo de elaboração do Plano Diretor é obrigatório.

Plano Diretor é obrigatório para 22% dos municípios do Norte de Minas

O diretor de Programas e Projetos Metropolitanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Polícia Urbana (Sedru), Paulo Henrique Rocha Leão, que fará uma exposição sobre o Plano Diretor, defende que todos os municípios elaborem seus planos e não só aqueles que se enquadram nos critérios previstos no Estatuto da Cidade. Por esta lei, até outubro de 2006, os municípios com mais de 20 mil habitantes ou que pertençam a regiões metropolitanas terão que elaborar o Plano ou revisá-lo. "Dos cem municípios do Norte de Minas, apenas 22 estão obrigados a fazerem o Plano, mas devemos pensar que o Plano Diretor é um instrumento para ordenar o crescimento das cidades, evitando problemas que vemos hoje nas grandes cidades", afirmou o diretor.

Paulo Henrique Rocha Leão também vai abordar em sua palestra os instrumentos criados pelo Estatuto da Cidade para coibir a especulação imobiliária, procurando garantir que a cidade seja planejada e construída tendo em vista os interesses coletivos. Os desafios da implantação do Plano Diretor também serão tratados pelo arquiteto e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Aliomar Veloso Assis, que também foi inspetor do Conselho em Montes Claros.

Linhas de crédito - O gerente do Departamento de Infra-Estrutura Urbana do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Mário José Ferreira e os superintendentes de Negócios da Caixa Econômica Federal em Minas Gerais, Dimas Wagner Lamounier; e regional do Banco do Brasil, Valcy Lopes Garcia, apresentarão aos participantes as linhas de financiamento disponíveis para o desenvolvimento dos municípios.

Gestão equilibrada - A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) também será tratada durante o encontro. O assessor do Tribunal de Contas do Estado, Marco Antônio Teixeira, defende que a lei tem o objetivo de dotar a administração pública de previsibilidade, equilíbrio e estabilidade. "A LRF é mais que uma lei, que uma imposição, é uma ideologia. Ela tem a intenção, entre outras coisas, de garantir a continuidade dos projetos, fazendo com que uma administração não abandone o que já foi iniciado pela anterior", explicou.

PPA - A experiência do Estado na formulação do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) será apresentada aos participantes do evento na exposição que será feita pela diretora Central de Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Maria de Fátima Rodrigues Nascimbene. Ela falará sobre os desafios, a definição de estratégias e, mais uma vez, a importância da participação popular no processo de elaboração do plano - iniciativa inédita ocorrida no Estado em 2004. "O PPA precisa ainda estar integrado à Lei Orçamentária, para que seja uma peça de gestão viva para a administração pública", afirmou.

Parceria - Na realização dos encontros regionais "Desafios da agenda municipal 2005", a Assembléia Legislativa tem como parceiros o Crea-MG, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a UFMG, o Instituto Izabella Hendrix, o BDMG, o TCMG, e as secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

Programação de Montes Claros

8 horas - Credenciamento

8h30 - Abertura com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauri Torres; do secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Manoel Costa; do prefeito de Montes Claros, Athos Avelino Pereira; do presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Sebastião Ildeu Maia; dos presidentes das Associações dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeito Valmir Morais de Sá; da Microrregião do Médio São Francisco (Ammesf), prefeito Cristóvão Colombo Vita Filho; e de vereadores da Área Mineira da Sudene, vereador Luiz Rocha Neto

9 horas - Atuação conjunta do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas, com Carlos Ranulfo Melo - professor do Departamento de Ciência Política e membro do Centro de Estudos Legislativos da UFMG

9h30 - Plano Diretor - Elaboração e atualização, com Paulo Henrique Rocha Leão - diretor de Programas e Projetos Metropolitanos da Sedru; Aliomar Veloso Assis - engenheiro, arquiteto, membro do Crea-MG; e Dimas Wagner Lamounier - superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal em Minas Gerais

11 horas - Debate coordenado pelo deputado Gil Pereira (PP) e pela deputada Ana Maria Resende (PSDB)

12 horas - Intervalo para almoço

13h30 - Linhas de financiamento para o desenvolvimento municipal, com Mário José Ferreira - gerente do Departamento de Infra-Estrutura Urbana (BDMG) e com o superintendente regional do Banco do Brasil, Valcy Lopes Garcia

14h30 - Lei de Responsabilidade Fiscal, com Marco Antônio Teixeira - assessor do Tribunal de Contas do Estado

15h30 - A importância do Plano Plurianual (PPA) para os municípios, com Maria de Fátima Rodrigues Nascimbene - diretora da Diretoria Central de Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas da Seplag

16h30 - Debate coordenado pelos deputados Arlen Santiago (PTB) e Carlos Pimenta (PDT)

17 horas - Encerramento

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715