Agenda de 13 a 17/12 prevê muitas votações e possível encerramento

A Assembléia Legislativa deverá encerrar os trabalhos na próxima semana (de 13 a 17 de dezembro) com a votação, em 2º...

10/12/2004 - 01:03
 

Agenda de 13 a 17/12 prevê muitas votações e possível encerramento

A Assembléia Legislativa deverá encerrar os trabalhos na próxima semana (de 13 a 17 de dezembro) com a votação, em 2º turno, dos dez planos de carreiras que ainda estão tramitando, do projeto de reajuste dos policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários e de outras proposições definidas como prioritárias pelo Colégio de Líderes. Em turno único, o Plenário também deverá votar os projetos que tratam da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e do Orçamento do Estado para 2005. A votação do Orçamento é pré-requisito para o encerramento da Sessão Legislativa e início do recesso parlamentar. Outra questão importante na próxima semana será a eleição da Mesa que irá dirigir a Assembléia no biênio 2005/2007. A eleição será na próxima quarta-feira, dia 15.

Mercosul - Além disso, a Assembléia vai sediar, na terça-feira, dia 14, a audiência pública da Comissão do Mercosul e da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), do Congresso Nacional. A audiência vai abordar o tema "O Processo de Integração do Mercosul". Nos dias 15 e 16, acontece a XXIV Reunião Plenária da CPCM. Participam parlamentares federais e estaduais, além de delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai. O encontro na Assembléia é parte da XXVII Reunião do Grupo Mercado Comum e da Cúpula dos Presidentes do Mercosul que serão realizados entre os dias 13 e 17, em Belo Horizonte e Ouro Preto.

Comissões - Para assegurar que todos os projetos da pauta mínima definida pelo Colégio de Líderes para ser votada neste final de ano sejam apreciados, haverá reuniões extraordinárias das comissões e do Plenário. Todos os dez projetos sobre carreiras estão na pauta de reunião da Comissão de Administração Pública convocada para segunda-feira (13), em 2º turno. A agenda das comissões prevê nada menos que 40 reuniões, sendo duas com a presença de convidados e uma a ser realizada no interior do Estado, em Ouro Preto.

Na segunda-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos vai a Ouro Preto para obter esclarecimentos sobre o assassinato de Walmary Moreira da Silva, ocorrido no último dia 20 de novembro, e sobre a apuração da morte da estudante Aline Silveira Soares, em outubro de 2002 naquela cidade. A juíza da comarca de Ouro Preto, Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque Silva, e o delegado de Polícia Adauto Correa, estão entre os convidados para a audiência pública, que acontece a requerimento dos deputados Durval Ângelo (PT) e Biel Rocha (PT).

CPI do Café - Na terça-feira (14), a CPI do Café reúne-se para votar o relatório final, elaborado pelo deputado Rogério Correia (PT) e lido nesta quinta-feira (9). O relatório aponta o desvio de cerca de 500 mil sacas de café e pede, entre outras providências, a prisão preventiva de seis pessoas e o indiciamento de outras 20.

Aposentados - Também na terça, a Comissão de Administração Pública promove audiência pública para debater o enquadramento dos servidores estaduais aposentados nos respectivos planos de carreiras, bem como o pagamento de verba retida a inativos do Estado. Foram convidados os secretários de Planejamento e Gestão, Antônio Augusto Anastasia, e de Educação, Vanessa Guimarães; a presidente do Sind-UTE, Maria Inez Camargos; e Terezinha Aparecida de Castro, representante dos funcionários aposentados. A reunião acontece a requerimento do deputado Domingos Sávio (PSDB).

Homenagens - Na próxima semana, haverá duas reuniões especiais. Na segunda-feira, às 20 horas, em homenagem aos 80 anos de idade e 50 anos de vida pública do ex-deputado Dalton Canabrava, por iniciativa do deputado Doutor Viana (PFL). Na terça-feira, também às 20 horas, para comemorar os oito anos do jornal "O Tempo", a requerimento do deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715