Plenário aprova sete proposições em Reunião Ordinária desta terça (7)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/03, que determina a criação do Ministério Público junto ao Tribunal de C...

07/12/2004 - 01:00
 

Plenário aprova sete proposições em Reunião Ordinária desta terça (7)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/03, que determina a criação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, foi aprovada em 1º turno pelo Plenário da Assembléia Legislativa, na Reunião Ordinária desta terça-feira (7/12/04), com 49 votos favoráveis e um contrário. A proposta, da Comissão Especial do Tribunal de Contas, foi uma das sete matérias aprovadas na reunião. As outras foram as PECs 24/03 e 80/04, e os PLs 1.501, 1.609,1.479/04 e 1.144/03.

A PEC 57/03 modifica o artigo 124 da Constituição Estadual, que dispõe sobre o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, foi aprovada com a subemenda nº 1 à emenda nº 1, e com a emenda nº 2, que haviam sido apresentadas durante a discussão do projeto em Plenário. De acordo com a redação proposta, o artigo 124 passaria a dispor sobre o exercício do Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça Militar por procurador de Justiça integrante do Ministério Público Estadual e sobre a organização do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas por meio de lei complementar. Em relação ao acréscimo de dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a proposição determina o envio de projeto de lei complementar dispondo sobre a organização do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas no prazo de 60 dias, atribuindo a sua iniciativa ao Tribunal de Contas e à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.

A subemenda nº 1 prevê a realização de concurso público para auditor do Tribunal de Contas, já que atualmente o TCMG conta com apenas dois auditores em exercício. Também prevê a participação do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais na realização do concurso público. Já a emenda nº 2 determina que o edital para a realização do concurso será publicado no prazo de 180 dias, contados da data da PEC.

Emenda cria fundo de revitalização do São Francisco

A criação do Fundo para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco até o ano de 2005, prevista na PEC 24/03, do deputado Gil Pereira (PP), foi aprovada em 2º turno pela Assembléia. A proposta foi aprovada na forma do substitutivo nº 1, apresentado durante a fase de discussão da matéria em Plenário, com 50 votos favoráveis. O objetivo da PEC é criar uma fonte de recursos financeiros para viabilizar ações de recuperação, preservação e conservação desse rio. A proposição está voltada para a revitalização de um rio federal que tem mais de 70% de suas águas proveniente de terras mineiras.

O substitutivo visa adequar a redação da proposta, uma vez que insere no texto da Constituição a necessidade da instituição do fundo, remetendo à legislação infraconstitucional, como convém às matérias relativas à gestão, à constituição e à aplicação dos recursos do fundo a ser criado.

O Plenário também aprovou em 1º turno, durante a Reunião Ordinária, a PEC 80/04, dos deputados Leonardo Quintão (PMDB) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que trata do critério de acesso de magistrados ao Tribunal de Justiça (TJ) e ao Tribunal de Justiça Militar (TJM). A PEC, que recebeu 50 votos pela aprovação, revoga o parágrafo único do artigo 98 da Constituição. De acordo com esse dispositivo, para o acesso ao TJ, a última entrância - prevista no inciso III do artigo - será integrada pelos juízes de Direito titulares de varas do Juizado comum e pelos juízes auxiliares da Comarca de Belo Horizonte.

De acordo com a comissão especial que analisou a matéria, foi criado um nível a mais na organização da Justiça, ao exigir que os magistrados a serem promovidos ao órgão de cúpula do Judiciário provenham da entrância integrada pelos juízes de Direito titulares de varas do Juizado comum e pelos juízes auxiliares da Comarca de Belo Horizonte. Segundo a comissão especial, o instrumento normativo próprio para dispor sobre o assunto é a Lei de Organização e Divisão Judiciárias, cuja iniciativa é privativa do Tribunal de Justiça.

Lista de genéricos - Outro projeto aprovado em 1º turno foi o PL 1.609/04, do deputado Leonardo Moreira (PL), que obriga a afixação, pelas farmácias e drogarias, de lista com relação dos medicamentos genéricos. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, que melhora a forma e o alcance da proposição. No novo texto, as determinações são remetidas a duas leis federais: uma que trata da aquisição de medicamento genérico - Lei 9.787, de 1999 - e outra que contém o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - Lei 8.078, de 1990.

O PL 1.479/04, do governador do Estado, que altera artigo da lei que dispõe sobre o Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, foi aprovado em 2º turno com duas emendas da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. A proposição altera o artigo 8º da Lei 3.227/64, que dispõe sobre o Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. O parágrafo 3º do artigo determina que são de livre escolha do governador os membros do Conselho. A proposta democratiza o processo, ao permitir que a escolha a ser feita recaia sobre integrantes de duas listas sêxtuplas elaboradas pela assembléia geral da fundação, por meio de escrutínios secretos e sucessivos. Essas listas seriam compostas por quatro professores e empregados da fundação e duas pessoas integrantes da comunidade local, todos de ilibada reputação e notório saber.

Segundo o que foi aprovado em 1º turno, os componentes das listas devem ser escolhidos entre pessoas pertencentes ao quadro funcional da fundação há mais de dez anos. O requisito de tempo não constava na proposta original. As emendas nºs 1 e 2, apresentadas em 2º turno, reduzem de dez para cinco anos o período estipulado, sob a alegação de que esse é um tempo suficiente para que o candidato a conselheiro obtenha o conhecimento requerido pela função.

Doação de imóvel - O Plenário aprovou ainda dois projetos de doação de imóvel. Em 1º turno, o PL 1.501/04, do deputado Dinis Pinheiro (PL), autoriza doação de imóvel ao município de Baldim, com o objetivo de sediar o Legislativo municipal. O PL 1.144/03, do deputado Zé Maia (PSDB), foi aprovado em 2º turno e autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Iturama, destinado ao funcionamento da Escola Municipal Santa Rosa.

Governador envia mais quatro projetos ao Legislativo

Durante a Reunião Ordinária do Plenário desta terça-feira, também foram lidas quatro mensagens do governador Aécio Neves encaminhando projetos para serem apreciados pela Assembléia Legislativa. Um deles, o Projeto de Lei Complementar 58/04, cria 1.854 cargos de natureza estritamente policial e trata da promoção por tempo de serviço dos ocupantes dos cargos policiais que menciona - agente e escrivão de Polícia e Auxiliar de Necropsia.

Também foi recebida em Plenário a mensagem com o projeto de lei que altera a denominação, o objeto e a estrutura do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi). Pelo projeto, o Indi passará a se chamar Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, evidenciando que seu campo de ação se tornará mais extensivo a todos os segmentos da economia mineira. O projeto define ainda os percentuais com que os mantenedores do Indi - Cemig, e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) - contribuirão para o seu Orçamento Anual Básico e de Investimentos.

Carga tributária menor - Outro projeto de lei encaminhado pelo governador é o que propõe a alteração de dispositivo da Lei 6.763, de 26 de dezembro de 1975, que consolida a legislação tributária do Estado, com o objetivo de autorizar o Executivo a reduzir a carga tributária incidente nas operações internas com determinados produtos. São eles os classificados nas posições 7113 (artefatos de joalheria e suas partes, de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados de metais preciosos); 7114 (artefatos de ourivesaria e suas partes, de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados de metais preciosos) e 7116 (obras de pérolas naturais ou cultivadas, de pedras preciosas ou semipreciosas, de pedras sintéticas ou reconstituídas) da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias/ Sistema Harmonizado.

O projeto prevê a redução para até 3% para as operações realizadas na área de abrangência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio Exterior do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Pró-Confins), e para até 7% para as demais operações.

O último projeto enviado pelo governador dá nova redação ao artigo 2º da Lei 9.400, de 1986, que modifica a destinação do imóvel doado por esta lei. Pelo projeto o imóvel, situado em Teófilo Otoni, será empregado também em atividades voltadas para a saúde, educação, ciências e tecnologia, e não somente para as atividades agropecuárias, conforme previsto anteriormente.

Vaga no TCMG - O presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), comunicou a abertura de vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, em decorrência da morte do conselheiro José Ferraz, ocorrida no dia 31 de outubro. A partir da próxima segunda-feira (13), começa a contar o prazo de 10 dias úteis para a inscrição dos candidatos à vaga.

A Presidência também acatou requerimento do deputado Elmiro Nascimento (PFL), pedindo o desarquivamento do PL 321/99, que autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Rita do Sapucaí para a ampliação do distrito industrial.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715