Projeto que incentiva microdestilarias tem parecer pela aprovação

O Projeto de Lei (PL) 1.207/03, que trata da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficia...

07/12/2004 - 01:01
 

Projeto que incentiva microdestilarias tem parecer pela aprovação

O Projeto de Lei (PL) 1.207/03, que trata da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açucar, recebeu nesta terça-feira (7/12/04) parecer de 2º turno favorável da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia. O projeto, do deputado Padre João (PT), foi aprovado na forma do vencido no 1º turno. Segundo o relator da matéria, deputado Chico Rafael (PMDB), a política visa aumentar a produção de álcool em Minas Gerais e, consequentemente, incrementar o desenvolvimento socioeconômico regional de forma integrada e sustentável.

Ainda segundo o relator do PL 1.207/03, serão priorizados os projetos para unidades industriais que possuem capacidade de produção de até 5 mil litros de álcool por dia. "Assim os pequenos e médios produtores serão beneficiados", frisou. Ele destacou também, no parecer, que serão atendidas prioritariamente pequenas e médias propriedades com produção de cana-de-açucar como vocação agrícola.

Cachaça Havana - A comissão também aprovou requerimento do deputado Paulo Cesar (PFL) pedindo realização de audiência pública para debater a atual situação do processo administrativo da Cachaça Havana no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Segundo o deputado, a Fazenda Havana foi adquirida por Anisio Santiago em 1945, que, desde então, produz a cachaça com o mesmo nome da fazenda. Mas em 1998, continuou, a empresa estrangeira Havana Holding Club, do grupo Bacardi, registrou no Inpi um rum com a marca Havana Club, mesmo nome da marca comercializada no Brasil há 50 anos. Paulo Cesar disse que o processo está em fase de análise administrativa há mais de 15 anos e não há data prevista para sua conclusão. "Por ser uma marca que representa o Brasil e principalmente Minas Gerais, não podemos permitir que o direito de uso desse produto seja violado", destacou.

Dois requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário da Assembléia também foram aprovados na reunião.

Presenças: Deputados Paulo Cesar (PFL), presidente; Antônio Genaro (PL); e a deputada Maria Olívia (PSDB), vice-presidente.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715