Planos de carreira movimentam a semana na Assembléia

Os entendimentos para a eleição da futura Mesa da Assembléia, marcada para o próximo dia 15, e a análise dos projetos...

03/12/2004 - 01:00
 

Planos de carreira movimentam a semana na Assembléia

Os entendimentos para a eleição da futura Mesa da Assembléia, marcada para o próximo dia 15, e a análise dos projetos de planos de carreiras dos servidores do Executivo, nas comissões e no Plenário, vão centralizar as atenções na Assembléia Legislativa na semana de 6 a 10 de dezembro. Dos 16 planos de carreiras enviados pelo governador à Assembléia no final do ano passado, seis já tornaram-se leis e dez ainda estão tramitando. Destes, seis já estão prontos para serem votados em 1º turno pelo Plenário: PLs 1.333/03 (servidores do grupo de atividades de gestão, planejamento, tesouraria, auditoria e político-institucionais); 1.336/03 (sistema de meio ambiente e desenvolvimento sustentável); 1.340/03 (ciência e tecnologia); 1.341/03 (área de cultura); 1.342/03 (área de desenvolvimento econômico e social e Secretaria de Agricultura); e 1.346/03 (auditores fiscais e especialistas em tributação e arrecadação).

PPAG - Também está pronto para ser votado pelo Plenário, em turno único, o PL 1.893/04, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2005/2007. Das 59 emendas apresentadas pela Comissão de Participação Popular, fruto de audiência pública promovida pela Assembléia, 17 foram acatadas na íntegra pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e 18 foram aprovadas com subemendas. Cerca de 70% dos recursos aprovados com a revisão do PPAG são voltados para a área social, principalmente em ações voltadas para a infância.

Policiais - Outro projeto que vai ser debatido nas comissões é o PL 1.981/04, do governador, que dispõe sobre a concessão de reajuste aos servidores policiais civis, militares, bombeiros militares e agentes penitenciários e institui adicional de periculosidade. O projeto, distribuído às comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira, prevê reajuste de 10% a partir de 1º de fevereiro de 2005; adicional de periculosidade também de 10%, a partir da mesma data; e reajuste de 4% a partir de 1º de julho de 2005. Também devem ser analisados, na próxima semana, os projetos que tratam dos pedidos de suplementação orçamentária para o Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas.

Agenda das comissões

A agenda das comissões prevê a realização de 17 reuniões, sendo cinco com a presença de convidados e duas no interior do Estado, além de três visitas na segunda-feira (6), sendo duas da Comissão de Direitos Humanos, à Apac de Nova Lima e à Câmara Municipal e Fórum de Ribeirão das Neves; e uma da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas, à Usina de Irapé, no Jequitinhonha.

Apac - A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Nova Lima receberá a visita da Comissão de Direitos Humanos na segunda-feira (6). Os deputados querem conhecer o trabalho desenvolvido naquela unidade prisional e ouvir os detentos a respeito do tratamento recebido. A Apac Nova Lima existe há um ano e sete meses e conta atualmente com 45 detentos, ou recuperandos, como são chamados na instituição. A capacidade da unidade é de 60 presos, sendo 16 em regime fechado, 24 em regime semi-aberto e 20 em regime aberto.

Hospitais de Araçuaí e Capelinha - Na terça-feira (7), a Comissão de Saúde estará no Vale do Jequitinhonha, onde realiza duas audiências públicas para debater, a requerimentos dos deputados Ricardo Duarte (PT) e Carlos Pimenta (PDT), a situação dos hospitais São Vicente de Paula existentes nos municípios de Araçuaí e de Capelinha. Pela manhã, a reunião será em Araçuaí, e à tarde, em Capelinha.

Hidrovia - Também na terça (6), haverá audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas para discutir a importância social e a viabilidade econômica do uso do Rio São Francisco como hidrovia para o transporte de cargas, a requerimento do deputado Laudelino Augusto (PT). Entre os convidados, estão o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; os secretários de Estado de Transportes e de Desenvolvimento Econômico, Agostinho Patrús e Wilson Brumer, respectivamente; e dirigentes da Franave, da Conab/MG e das empresas Icofort Agroindustiral e Caramuru Alimentos.

Revitalização do São Francisco - Ainda na terça-feira (7), também por iniciativa do deputado Laudelino Augusto, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais vai discutir o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. Foram convidados a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o secretário nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o coordenador-geral do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Paraopeba, Mauro da Costa Val; e o presidente da Associação Ambientalista do Alto São Francisco, Lessandro Gabriel da Costa.

Violência contra taxistas - O aumento da criminalidade que atinge rodoviários e taxistas na Região Metropolitana de Belo Horizonte vai ser tema de audiência da Comissão de Segurança Pública na quinta-feira (9). Dirigentes dos sindicatos dos rodoviários e dos taxistas participam da reunião, requerida pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT). Em novembro, representantes dessas categorias, além de comerciantes e moradores da capital, munidos de faixas, fizeram manifestação nas galerias do Plenário da Assembléia, reivindicando providências para conter a violência e a criminalidade.

CPI do Café - Também no dia 9, quinta-feira, o relator da CPI do Café, deputado Rogério Correia (PT), vai apresentar o seu relatório, que deverá ser votado na semana seguinte, no dia 14.

Homenagens - A agenda da semana também prevê a realização de duas reuniões especiais de Plenário. A primeira, na segunda-feira (6), em comemoração dos 20 anos da Rede Minas, a requerimento dos deputados Carlos Pimenta (PDT) e Paulo Piau (PP); e a outra, na quinta-feira (9), em homenagem aos 70 anos de fundação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por iniciativa do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715