Administração Pública é favorável a projeto que estrutura AGE

A Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (2/12/04), pareceres de 1o ...

02/12/2004 - 01:01
 

Administração Pública é favorável a projeto que estrutura AGE

A Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (2/12/04), pareceres de 1o turno favoráveis a três proposições, entre elas o Projeto de Lei Complementar 54/04, do governador, que dispõe sobre a estrutura da Advocacia-Geral do Estado (AGE). O projeto tem por finalidade adequar a estrutura da advocacia pública estadual à Emenda à Constituição 56, de 2003, que unificou as procuradorias-geral do Estado e da Fazenda. Também cria cargos para a corregedoria da AGE, que vai ficar responsável pela correição de todas as unidades jurídicas dos órgãos e entidades do Poder Executivo. Além disso, o projeto unifica os conselhos de advocacia que existem em todos os órgãos do Executivo e cria 12 cargos em comissão de direção e assessoramento técnico.

O relator, deputado Paulo Piau (PP), opinou pela aprovação com as emendas nºs 1 a 6, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dessas seis emendas, três incorporam sugestões apresentadas pelo governo do Estado. Essas emendas contêm mudanças na nomenclatura de cargos a serem criados ou transformados pela nova lei e criam um cargo de diretor-geral. Quanto às demais emendas, o relator explica que elas têm por finalidade retirar do texto referências a decretos do Poder Executivo e garantir a proporcionalidade entre cargos comissionados e efetivos na AGE. O PLC segue agora para apreciação da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Outro projeto que recebeu parecer pela aprovação, na forma original, é o PLC 56/04, do governador, que altera a Lei Complementar 78, de 2004, que dispõe sobre a elaboração, alteração e consolidação das leis do Estado. O objetivo é incluir ao final de todas as leis estaduais referência ao número de anos decorridos da independência do Brasil. O relator foi o deputado Fábio Avelar (PTB). A proposição segue agora para apreciação do Plenário.

Projeto cria adicional por titulação acadêmica

Relatado por Domingos Sávio (PSDB), foi aprovado parecer favorável de 1o turno sobre o Projeto de Lei (PL) 1.884/04, do governador, que institui Adicional por Titulação Acadêmica (ATA), destinado aos professores do ensino superior de Minas Gerais que possuem o título de mestre ou doutor, mas que, por questões legais referentes à evolução na carreira, não são enquadrados no nível correspondente ao título acadêmico. O relator apresentou o substitutivo nº 1, que ajusta a redação sem alteração do conteúdo. Na discussão do parecer, o deputado Paulo Piau destacou que o adicional é merecido porque estimula a qualificação dos professores e se mostrou surpreso por não existir esse adicional. Domingos Sávio também destacou que "embora tarde, a justiça chegou". O projeto será analisado pela FFO, antes de ir para o Plenário.

Pedido de vista - Para entender as alterações propostas, a deputada Jô Moraes (PCdoB) solicitou vista do parecer de 1o turno sobre o PL 1.931/04, que dispõe sobre a transformação de cargos do quadro especial de cargos de provimento em comissão da administração direta do Poder Executivo de que trata a Lei Delegada 108, de 2003. O objetivo é transformar 22 cargos da classe de Assessor II, integrantes do quadro da Polícia Militar, em 22 cargos da classe de Assessor Jurídico, de recrutamento amplo. O relator, deputado Paulo Piau (PP), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da CCJ, que corrige problemas técnicos.

Retirada de pauta - A requerimento da deputada Jô Moraes, foram retiradas de pauta duas proposições do governador Aécio Neves. A primeira, o PL 1.481/04, seria apreciado em 2o turno. Ele dispõe sobre a gestão de tecnologia, informação pessoal, patrimônio, serviços gerais, orçamento, finanças e controle interno no âmbito da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Outro projeto retirado de pauta é o PLC 52/04, que altera dispositivos da Lei 869, de 1952, que dispõe sobre os Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. A proposição, que está em 1o turno, dispõe sobre instrumentos que disciplinam o ingresso e o desenvolvimento do servidor efetivo na carreira. O relator dos pareceres para os dois projetos na comissão é o seu presidente, deputado Domingos Sávio.

Presenças - Deputados Domingos Sávio (PSDB), presidente; Paulo Piau (PP), vice; Fábio Avelar (PTB) e a deputada Jô Moraes (PCdoB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715