PL que regulamenta interrupção de TV a cabo tem parecer aprovado

O Projeto de Lei (PL) 1.768/04, que regulamenta a interrupção dos serviços prestados pelas operadoras de TV a cabo, t...

01/12/2004 - 01:01
 

PL que regulamenta interrupção de TV a cabo tem parecer aprovado

O Projeto de Lei (PL) 1.768/04, que regulamenta a interrupção dos serviços prestados pelas operadoras de TV a cabo, teve seu parecer favorável, de 1º turno, aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (1º/12/04). O projeto, da deputada Maria José Haueisen (PT), fixa prazo máximo de sete dias, a partir da solicitação do usuário, para interrupção dos serviços prestados pelas operadoras de televisão a cabo. A relatora da proposição, deputada Vanessa Lucas (PSDB), destacou que a iniciativa "pretende regular a relação entre as prestadoras dos serviços de TV a cabo e os usuários, que se tornou conflituosa em virtude da demora no atendimento desses pedidos".

A parlamentar destacou que "a proposta está em perfeita consonância com os interesses dos consumidores, que, atualmente, se vêem cerceados no seu legítimo direito de ter o serviço interrompido e o contrato rescindido". Além disso, Vanessa Lucas frisou que a demora para que se efetive o legítimo direito de interrupção tem gerado custos significativos para os consumidores. "Não se pode admitir que o consumidor se torne vítima dos caprichos da concessionária que retarda o atendimento", argumentou.

Pedido de vista - O deputado Fábio Avelar (PTB) pediu vista do parecer sobre o PL 1.713/04. O projeto, do deputado Chico Simões (PT), altera a Lei 12.645, de 10 de outubro de 1997, que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água. O relator da proposição, deputado Roberto Carvalho (PT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1.

Deputados pedem audiências públicas

Durante a reunião foram aprovados ainda dois requerimentos solicitando a realização de audiências públicas. O primeiro, do deputado Antônio Júlio (PMDB), para ouvir os integrantes da Força Tarefa encarregados de investigar a emissão de notas frias no Estado e algumas empresas envolvidas no esquema de fraudes. O outro requerimento, do deputado João Leite (PSB), pede a realização de audiência para debater os problemas enfrentados pelos lojistas credenciados da Telemig Celular.

Presenças - Deputadas Lúcia Pacífico (PT), presidente; Vanessa Lucas (PSDB), vice; e os deputados Antônio Júlio (PMDB), Fábio Avelar (PTB) e Roberto Carvalho (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715