Assembléia tem 23 reuniões de comissões na semana

A agenda da Assembléia Legislativa para a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro prevê a realização de 23 reuniões ...

26/11/2004 - 01:00
 

Assembléia tem 23 reuniões de comissões na semana

A agenda da Assembléia Legislativa para a semana de 29 de novembro a 3 de dezembro prevê a realização de 23 reuniões das comissões, sendo sete com a presença de convidados e duas no interior do Estado, além de quatro reuniões especiais comemorativas do Plenário e do lançamento da Frente Parlamentar de Combate às Drogas. Entre os temas a serem debatidos em audiências públicas, estão questões como a destinação de lixo tóxico e situação do lixão da cidade de Inconfidentes; a utilização de recursos federais repassados ao Estado para a construção de penitenciárias regionais; a situação da bataticultura no Sul de Minas; o balanço dos 20 anos da Rede Minas de Televisão; o código de ética dos policiais militares; e a rota de peregrinação denominada "Caminho da Luz", na Zona da Mata. Nesta semana, o Legislativo mineiro também vai sediar a Conferência Regional para debater o Estatuto do Desporto, em tramitação na Câmara dos Deputados.

As reuniões especiais comemorativas serão para homenagear os 80 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba e os 50 anos da Federaminas, a requerimento do deputado Paulo Piau (PP), na segunda-feira (29); os 300 anos do município de Santa Bárbara, por iniciativa do deputado Mauri Torres (PSDB), na terça-feira; os 50 anos de fundação do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, de Uberaba, a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), na quarta-feira; e os 150 anos de fundação da Escola Estadual Governador Milton Campos, de Belo Horizonte, por iniciativa do deputado Rogério Correia (PT), na sexta-feira.

Timor Leste

Na terça-feira (30) e na quarta (1º), a Assembléia recebe a visita de uma delegação de 14 parlamentares do Timor Leste, que estão no Brasil a fim de colher subsídios para a estruturação do Poder Legislativo naquele país, que tornou-se independente em 2002. Os timorenses estão em Brasília desde o último dia 15, onde cumprem extensa programação de palestras e oficinas na Câmara dos Deputados. A Assembléia de Minas foi incluída no roteiro da delegação por ser considerada o Legislativo estadual mais avançado do País, tanto em termos de funcionamento do processo legislativo e da interlocução com a sociedade, quanto da capacitação de seu corpo técnico e infra-estrutura.

Lixão em Inconfidentes

O acordo firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura de Inconfidentes para resolver a situação do lixão, instalado em área de manancial naquele município, volta a ser discutido pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais na terça-feira (30), às 9 horas, em audiência pública a ser realizada no município de Inconfidentes. Os participantes vão debater o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre as partes, que está sendo questionado por diversas entidades. Na reunião, requerida pelo deputado Laudelino Augusto (PT), a comissão vai também receber possíveis denúncias de irregularidades em lixões de outras cidades do Sul de Minas.

Bataticultura no Sul de Minas

A situação dos plantadores de batata no Sul de Minas vai ser discutida pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, na terça-feira (30), às 15 horas, por iniciativa do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Minas Gerais ocupa o primeiro lugar em bataticultura no País, e o Sul do Estado é pioneiro nesta cultura, respondendo por 70% da produção estadual, o que representa quase 30% da batata produzida no Brasil. Em 2002, foram plantados cerca de 39 mil hectares, obtendo-se uma produção de aproximadamente 941 mil toneladas e produtividade de mais de 24.000 kg/ha, 30% superior à média nacional. Apesar dos bons números, bataticultores têm reclamado das dificuldades financeiras enfrentadas, sobretudo das altas taxas e grandes exigências feitas por bancos e cartórios nos financiamentos rurais. Alguns bancos, em busca de dupla garantia, penhoram a colheita e ainda exigem hipoteca da fazenda.

Fundo de Segurança Pública

Ainda na terça-feira (30), às 10 horas, haverá audiência pública da Comissão de Segurança Pública para obtenção de esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública que o governo federal repassou ao Estado, nos últimos anos, para a construção de seis penitenciárias regionais e de uma colônia penal, em Uberaba, Muriaé, Formiga, Santa Luzia, Três Corações, Patrocínio e Vespasiano. A reunião já havia sido convocada anteriormente para o dia 16 de novembro, mas, na ocasião, os convidados não compareceram. O requerimento é de autoria do deputado Rogério Correia (PT).

Rede Minas de Televisão

A Comissão de Administração Pública promove audiência pública na terça-feira (30), às 15h30, para discutir o papel institucional da Rede Minas de Televisão e analisar o balanço de seus 20 anos de funcionamento, a requerimento da deputada Jô Moraes (PCdoB). Foram convidados a participar o secretário de Estado de Cultura, Luiz Roberto Nascimento e Silva; o subsecretário de Estado de Comunicação Social, jornalista Eduardo Pereira Guedes Neto; a presidente da Fundação TV Minas - Cultural e Educativa, Ângela Maria Carrato Diniz; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Aloísio Lopes; o presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima; e o presidente da ONG Tver/MG, jornalista Rogério Tavares.

Frente Parlamentar Antidrogas

Na quarta-feira (1º), às 12 horas, após reunião da Comissão de Saúde, haverá o lançamento da Frente Parlamentar de Combate às Drogas, a ser coordenada pelo deputado Fahim Sawan (PSDB). Foram convidados os secretários de Estado da Saúde, Marcus Pestana; de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes Cordeiro; de Defesa Social, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins; o secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa; e a superintendente da Polícia Federal de Minas Gerais, Sônia Estela de Melo. A frente tem como objetivo promover amplo debate sobre as diretrizes para uma política estadual antidrogas, com ações articuladas para prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos, além da repressão ao narcotráfico. Os parlamentares da Frente Antidrogas também vão trabalhar propostas de municipalização das ações, por meio do incentivo à implantação ou reativação dos conselhos municipais de entorpecentes e antidrogas e regulamentação do Fundo Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes (Funpren).

Código de Ética dos Militares

Também na quarta (1º), às 9 horas, a Comissão de Direitos Humanos reúne-se com convidados para discutir a Lei 14.310, de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares. O objetivo da audiência, que acontece por iniciativa do deputado Durval Ângelo (PT), é debater sobre a aplicação, avanços, impactos e limitações da lei, que tem por finalidade definir, especificar e classificar as transgressões disciplinares e estabelecer normas relativas a sanções disciplinares, conceitos, recursos e recompensas. O Código de Ética também regulamenta o processo administrativo-disciplinar e o funcionamento do Conselho de Ética e Disciplina dos Militares.

Caminho da Luz

O Caminho da Luz, rota de peregrinação de 195 quilômetros criada em 2001, que tem início em Tombos, na Zona da Mata, e termina no Pico da Bandeira, será tema de uma reunião conjunta das comissões de Turismo, Indústria e Comércio e de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. A audiência acontece na sexta-feira (3), às 9 horas, no Caparaó Parque Hotel, em Alto Caparaó. O requerimento para a realização da reunião é do deputado Adalclever Lopes (PMDB). O objetivo do encontro, que vai reunir diversas personalidades ligadas ao turismo da região, é discutir os benefícios proporcionados pelo Caminho da Luz à Zona da Mata Mineira. O percurso, segundo dados da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz (Abraluz), é feito pelas montanhas em sete dias de caminhada, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias. A rota é sinalizada por setas, marcas amarelas e placas indicativas.

Estatuto do Desporto

Na sexta-feira (3), durante todo o dia, a Assembléia vai sediar a Conferência Regional de Minas Gerais para discutir o Estatuto do Desporto. Representantes de clubes e federações esportivas, atletas, árbitros, profissionais da imprensa esportiva e autoridades da área vão debater a proposta de estatuto do Projeto de Lei 4.784/01, em tramitação na Câmara dos Deputados. O estatuto, que deve substituir a Lei Pelé, vai tratar de todos os esportes, principalmente do seu desenvolvimento nas escolas. O texto trata da organização jurídica dos clubes, segurança nos estádios e ginásios, doping, responsabilidade dos dirigentes, transparência de gestão, patrocínio e regulamentação da atividade dos empresários de atletas. O projeto foi elaborado levando em consideração as três manifestações desportivas que integram o patrimônio cultural brasileiro e são consideradas de interesse social: desporto educacional (voltado para a formação do cidadão), de participação (voltado para o bem-estar pessoal e integração social) e de rendimento (voltado para o espetáculo, que pode ser profissional ou não).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715