Audiência lembra os 20 anos da Rede Minas e discute TVs públicas

O papel institucional da Rede Minas de Televisão, o balanço de seus 20 anos de funcionamento e as perspectivas; a imp...

30/11/2004 - 01:01
 

Audiência lembra os 20 anos da Rede Minas e discute TVs públicas

O papel institucional da Rede Minas de Televisão, o balanço de seus 20 anos de funcionamento e as perspectivas; a importância das TVs públicas, mecanismos de financiamento e o futuro delas no Brasil. Esses serão os principais assuntos abordados na audiência pública, requerida pela deputada Jô Moraes (PCdoB), da Comissão de Administração Pública, na próxima terça-feira (30/11/04), às 15h30, no Auditório da Assembléia.

Foram convidados para a reunião: o secretário de Estado de Cultura, Luiz Roberto Nascimento e Silva; o subsecretário de Estado de Comunicação Social, jornalista Eduardo Pereira Guedes Neto; a presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa, Ângela Maria Carrato Diniz; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Aloísio Lopes; e os jornalistas Rogério Tavares, presidente da ONG Tver, e Guy de Almeida.

Dados da TV Minas - Fundada pelo governador Tancredo Neves em 1984, a Rede Minas é a maior emissora do Estado e, entre as públicas, culturais e educativas brasileiras é a que mais produz. No ar 24 horas, a Rede Minas exibe 14 horas diárias de programas próprios, que abrangem telejornais, musicais, esportivos, programas sobre cinema, entrevistas e variedades. Ao todo, a Rede Minas produz 30 programas (quatro em parceria), que chegam a 25 milhões de telespectadores em 604 municípios mineiros, Brasília, interior de São Paulo e norte do Paraná.

Programas da Rede Minas como Arrumação, Livro Aberto, Noturno, Palco Brasil e Alto - Falante fazem parte da grade da TV Nacional (DF), este último presente também na programação da TV Cultura/SP. A TV Senac (STV), de São Paulo, exibiu edições da série Especial Rede Minas (música popular brasileira), com sucesso de público e de crítica. Em 2004, a emissora ganhou os Troféus Ary Barroso e Bentinho do Sertão, ambos da Belotur, respectivamente pelas melhores coberturas do carnaval e das festas juninas. Pelo segundo ano consecutivo, o programa Alto-Falante ficou em segundo lugar no Prêmio Dinamyte, categoria melhor programa de TV, conferido pela revista homônima, a quem mais se destacou no cenário da música independente brasileira.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715