Instituições religiosas recebem homenagens da Assembléia Legislativa

O centenário da chegada da Congregação das Irmãs da Providência de Gap ao Brasil e os 50 anos de fundação da Conferên...

19/11/2004 - 01:00
 

Instituições religiosas recebem homenagens da Assembléia Legislativa

O centenário da chegada da Congregação das Irmãs da Providência de Gap ao Brasil e os 50 anos de fundação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) foram comemorados pela Assembléia Legislativa em Reunião Especial realizada no Plenário nesta quinta-feira (18/11/04). A homenagem atendeu a requerimento do deputado Laudelino Augusto (PT), que destacou que as obras que as congregações realizam respondem aos apelos e às necessidades básicas do povo. "Todas as ações dos religiosos nascem em resposta às demandas populares, como sinal do amor de Deus", afirmou o deputado. A reunião foi presidida pelo 2º-vice-presidente da Assembléia, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que representou o presidente Mauri Torres (PSDB).

Em seu discurso, Laudelino Augusto ressaltou que a história do Brasil está ligada à presença da vida religiosa, lembrando que nas caravelas que trouxeram os portugueses havia franciscanos, jesuítas, dominicanos. O deputado disse, ainda, que tempos atrás a obrigação do Estado era cumprida pelas congregações e ordens religiosas. "Muitas surgiram exatamente para acolher um povo abandonado na doença, sem orientação e amparo. Hoje, o Estado já não está tão omisso, mas as congregações e ordens religiosas, no entanto, continuam parceiras, complementando o trabalho do Estado e, em alguns lugares, ainda o substituindo", concluiu.

A presença dos religiosos na história do Brasil também foi mencionada na fala do presidente da Regional de Belo Horizonte da Conferência de Religiosos do Brasil, Padre José Estevam de Paiva. "Não podemos entender a história da Igreja no nosso País sem fazer referência aos religiosos e às religiosas. Com o advento da República, a importação de religiosos estrangeiros se tornou uma prática corrente. Muitos deles estão a serviço da implantação de um projeto de neocristandade", afirmou.

O presidente da CRB informou, ainda, que a entidade foi fundada em 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro, com a finalidade de promover e animar a vida religiosa no Brasil e coordenar as atividades que visem a esse objetivo, por meio de iniciativas de caráter religioso, cultural, assistencial e filantrópico. De acordo com Padre Estevam, para cumprir essas finalidades e executar suas programações, a CRB conta com uma organização nacional com sede no Rio de Janeiro, e mais 20 seções regionais filiadas à entidade e subdividas, por sua vez, em núcleos e agrupadas por regiões. "A CRB busca acertar o passo com a história e tornar-se presença evangelicamente significante no cenário eclesial e social do Brasil", concluiu.

Congregação é destaque na educação dos mineiros

O deputado Adelmo Carneiro Leão rememorou, em seu discurso, a trajetória da Congregação das Irmãs da Providência de Gap, desde sua chegada no Sul de Minas, até sua expansão pelas diversas regiões carentes de Minas Gerais e do Brasil. "Desde o início de sua atuação, a congregação procura suprir necessidades verificadas em locais onde o Estado e outras instituições ainda não compareciam", disse. De acordo com o 2º-vice-presidente, a orientação da congregação tem sido criar uma frente pioneira beneficiando comunidades carentes em educação e formação profissional. "O que comemoramos, portanto, são 50 anos de promoção da dignidade do ser humano. Minas Gerais e o Brasil são eternamente devedores da Congregação da Providência das Irmãs de Gap", concluiu.

Placas - Os deputados Adelmo Carneiro Leão e Laudelino Augusto (PT) entregaram aos homenageados, Padre José Estevam de Paiva e Irmã Sérvula Barbosa, placas alusivas à homenagem. O Coral da Assembléia, sob a regência de Guilherme Bragança, também prestou homenagem à CRB e à Congregação das Irmãs da Providência de Gap.

A superiora provincial da Congregação das Irmãs da Providência de Gap no Brasil, Irmã Sérvula Barbosa, agradeceu a homenagem e lembrou das religiosas que chegaram da França para implantar no Brasil um projeto de educação. "Nossas predecessoras fundaram pequenos colégios em cidades também pequenas, no interior do Estado, numa época em que crianças de 11 anos eram obrigadas a deixar seus estudos ou sua cidade se não houvesse ali um colégio das Irmãs". De acordo com o relato da religiosa, aos poucos, o País foi se desenvolvendo e o ensino foi se democratizando, passando a ser oferecido para todos ou para quase todos. "Nossos colégios passaram a ser conveniados com o Estado e logo se transformaram em estaduais", informou.

De acordo com a Irmã Sérvula Barbosa, hoje a congregação trabalha sobretudo na formação de comunidades, em educação informal. "Temos nos deslocado para áreas geográficas mais carentes, somando forças com outros grupos que se dispõem a trabalhar na educação para todos, pela inclusão, por critérios éticos, pela cidadania. Conservamos, na educação sistemática, uma faculdade de Enfermagem e um único colégio", concluiu.

A Congregação das Irmãs da Providência de Gap foi fundada na época da Revolução Francesa, quando um jovem padre ofereceu formação para algumas moças, para que pudessem prestar atendimento especialmente à área da educação e às vítimas da Revolução.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715