Cipe Rio Doce realiza rodada de audiências em Brasília

Os deputados mineiros e capixabas da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos sobre a Bacia do Rio Doce (Cipe Ri...

18/11/2004 - 01:00
 

Cipe Rio Doce realiza rodada de audiências em Brasília

Os deputados mineiros e capixabas da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos sobre a Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce), com reforço de deputados federais da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Doce, e de dois secretários de Estado, participaram de uma intensa programação de reuniões e audiências em ministérios e instituições federais em Brasília. O objetivo foi divulgar o plano de saneamento ambiental da bacia do Rio Doce, conhecido como "Rio Doce Limpo", e buscar assegurar recursos para o início de sua execução já em 2005.

Na quarta-feira (17/11/04), os deputados mineiros José Henrique (PMDB) e Márcio Passos (PL) se reuniram na Câmara Federal com os capixabas Paulo Foletto e Gilson Amaro, no gabinete do deputado Ivo José (PT-MG), para o primeiro compromisso, no Ministério da Integração Nacional. Integraram-se à comitiva os deputados federais Leonardo Monteiro (PT) e Mário Assad Jr. (PL-MG), e os secretários de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho, e do Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Teodoro Lamounier.

A comitiva foi recebida pelos assessores do ministro Ciro Gomes, João Urbano e Juliana Roscoe, que acompanharam com atenção a apresentação do plano Rio Doce Limpo. Apontaram para os deputados a necessidade de incluir o tema no Plano Plurianual de Ação, que está sendo revisto, para que pudesse acessar recursos orçamentários. Os técnicos informaram aos deputados que existe um programa de revitalização de bacias hidrográficas no Ministério do Meio Ambiente, mas que o grosso dos recursos para saneamento está no orçamento do Ministério das Cidades. A Fundação Nacional de Saneamento (Funasa), segundo eles, cuida de municípios abaixo de 30 mil habitantes com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O compromisso seguinte dos deputados foi uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Doce com a Cipe Rio Doce, realizada no Plenário XIII da Câmara dos Deputados. Além dos já citados, participaram vários deputados federais do Espírito Santo e o mineiro João Magalhães (PMDB-MG). O grupo apresentou o trabalho e pediu aos deputados que apresentassem emendas individuais, de bancada, regionais e de comissões, para assegurar o maior volume de recursos que for possível.

Na quinta-feira (18), o primeiro compromisso foi no Ministério das Cidades, onde a comitiva foi recebida por Clóvis Nascimento Filho, diretor de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. O diretor demonstrou que já estava a par da reivindicação dos deputados mineiros e capixabas, e comprometeu-se a tentar incluir em algum programa do Ministério, mas ressalvou que os parlamentares precisavam lutar para incluir verbas no Orçamento.

Em seguida, foram ao Ministério da Saúde, onde foram recebidos por Christian Schneider, assessor do ministro Humberto Costa para assuntos parlamentares, com poder para liberar pessoalmente as emendas parlamentares. Schneider deu várias sugestões para acessar programas, e lembrou aos deputados que seria necessário ir também à Funasa, porque a fundação é órgão vinculado, e não subordinado ao Ministério da Saúde.

Antes de voltar à Câmara, os deputados Ivo José e Márcio Passos foram à Casa Civil. Na Câmara, reuniram-se com a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), coordenadora da bancada capixaba e membro da Comissão de Orçamento. Freitas ofereceu-se para justificar as emendas que vai incluir, e para recomendar aos deputados o "dever de casa" de preparar emendas de comissão. No gabinete do deputado petista mineiro Virgílio Guimarães, a comitiva foi bem recebida pelo relator do Orçamento, que mostrou já estar informado da reivindicação e comprometido com as aspirações dos habitantes da bacia do Rio Doce.

Os deputados foram também ao gabinete do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Bretas, que convocou técnicos da área de financiamento de saneamento urbano para demonstrar aos deputados as linhas de crédito para saneamento.

Às 16 horas, a comitiva da Cipe Rio Doce dirigiu-se ao Ministério do Meio Ambiente, onde seria recebida pela ministra Marina Silva. No entanto, esta teve que retirar-se por razões de saúde e designou o secretário executivo, Bruno Pagnoschech, para recebê-la. Os deputados foram recebidos também pelo secretário de Recursos Hídricos do Ministério, o mineiro João Bosco Senra. O último compromisso, no final da tarde, foi na Funasa, para onde foram acompanhados pelo técnico Rodrigo Flecha, da Agência Nacional das Águas (ANA).

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715