Gasoduto chega a Andradas, no Sul de Minas, em 2008

As indústrias de Andradas, no Sul de Minas, vão poder contar com oferta de gás natural em 2008. A garantia foi dada p...

17/11/2004 - 01:01
 

Gasoduto chega a Andradas, no Sul de Minas, em 2008

As indústrias de Andradas, no Sul de Minas, vão poder contar com oferta de gás natural em 2008. A garantia foi dada pelo gerente regional da Companhia de Gás Natural de Minas Gerais (Gasmig), Antônio Otávio Ferraz, que participou de reunião da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa realizada na Câmara dos Vereadores da cidade na manhã desta quarta-feira (17/11/04).

Na reunião, acompanhada por diversos empresários da região, o gerente da Gasmig apresentou o cronograma da extensão do gasoduto que a empresa vai levar ao Sul de Minas. O ramal, que parte de Lorena (SP), deve chegar a Itajubá em 2006. Em 2007, a etapa que vai até Pouso Alegre deve estar concluída. O gás deve chegar a Poços de Caldas, Caldas e Andradas em 2008. As obras terminam em 2010, quando o gasoduto deve chegar a Varginha e Três Corações.

Para o Sul de Minas, estão previstos investimentos de US$ 60 milhões, que vão ser viabilizados com a participação da Gaspetro, subsidiária da Petrobras. O projeto que autoriza a venda de até 40% das ações da Gasmig ao grupo Petrobras (Projeto de Lei 1.855/04) foi aprovado em 2o turno pelo Plenário da Assembléia no último dia 10 de novembro. O governo do Estado estima em US$ 475 milhões o total de investimentos necessários para a construção de ramais de gasodutos no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Vale do Aço.

Atualmente, a Gasmig distribui mais de 3 milhões de m3/dia de gás natural, no gasoduto que vem do Rio de Janeiro e atende Juiz de Fora, Barbacena e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governo do Estado pretende oferecer outros 6,6 milhões de m3/dia até 2010. Quando o gás começar a ser distribuído em Itajubá em 2006, deve atender a uma demanda inicial de 20 mil m3/dia, segundo o gerente da Gasmig. Ele ressaltou que a extensão do gasoduto até Andradas vai permitir a atração de novas indústrias para a cidade e possibilitar que as fábricas já instaladas na região tenham condições de competir em pé de igualdade com seus concorrentes paulistas.

Empresários querem antecipação do gasoduto

O gasoduto é uma antiga reivindicação do empresariado local, que pressionou pela extensão do gasoduto até a cidade. Andradas, que tem 30 mil habitantes, é o maior pólo de produção de vinhos do Estado, tem fábricas de confecções e móveis e abriga um importante parque cerâmico. As cinco indústrias de louça sanitária e decorativa da cidade reclamam, no entanto, que as fábricas paulistas conseguem produzir com custo mais baixo, pois já têm gás natural à sua disposição.

Falando em nome dos empresários, o representante da regional Sul da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Ary Novais, reclamou da chegada do gasoduto a Andradas só em 2008. Como alternativa, ele propôs a distribuição do gás já em 2006, quando o gasoduto chegar a Itajubá. Segundo ele, a partir de Itajubá, o gás poderia ser comprimido e levado de caminhão até Andradas, onde poderia ser montada uma base de distribuição para as indústrias locais.

O representante da Gasmig disse que a empresa ainda não tem nenhum projeto nesse sentido. O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que pediu a realização da reunião, ressaltou a importância da participação do empresariado local e garantiu que a Comissão de Turismo vai interceder junto ao governo do Estado para viabilizar a antecipação da chegada do gás a Andradas.

O presidente da comissão, deputado Paulo Cesar (PFL), teve aprovados dois requerimentos de sua autoria. Um deles pede que o governo do Estado seja informado da necessidade de levar o gás natural comprimido até Andradas o mais rápido possível. O outro pede a realização de uma audiência de deputados e empresários com o governador Aécio Neves para tratar desse assunto. "A oferta de gás natural é questão de sobrevivência para as empresas de Andradas, que não têm condições de concorrer com as indústrias de São Paulo", considera o deputado.

Já o deputado Doutor Ronaldo (PDT) falou da importância do gás natural para a competitividade da indústria mineira e condenou as críticas feitas pela oposição ao PL 1.855/04.

Presenças - Deputados Paulo Cesar (PFL), presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Doutor Ronaldo (PDT). Também estiveram presentes a prefeita eleita de Andradas, Margot Pioli; o atual prefeito Ademir dos Santos Peres; e o deputado federal Geraldo Thadeu (PPS-MG).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715