Plenário rejeita veto total a proposição sobre relatório ambiental

Os empreendimentos potencialmente poluidores serão obrigados a enviar relatório de avaliação de risco ambiental ao Mi...

16/11/2004 - 01:01
 

Plenário rejeita veto total a proposição sobre relatório ambiental

Os empreendimentos potencialmente poluidores serão obrigados a enviar relatório de avaliação de risco ambiental ao Ministério Público, aos órgãos estaduais e municipais da área de meio ambiente e à Assembléia Legislativa, sempre que forem solicitados. O Veto Total do governador Aécio Neves à Proposição de Lei 16.236 foi rejeitado pelo Plenário da Assembléia Legislativa na Reunião Extraordinária da noite desta terça-feira (16/11/04) com 45 votos, contra dois pela sua manutenção. A proposição é originada do Projeto de Lei (PL) 1.149/03, do deputado Laudelino Augusto (PT). Os deputados aprovaram também, em 1º turno, outras seis proposições.

O Projeto de Resolução (PRE) 1.942/04, da Mesa da Assembléia, foi um dos aprovados na reunião desta terça. Ele altera o artigo 77 da Resolução 5.176, de 1997, que contém o Regimento Interno da Assembléia, adequando-a à Constituição no que se refere à possibilidade de recondução dos membros da Mesa, aprovada este ano pela Assembléia.

Projeto modifica lei de proteção às vítimas de violência

O PL 605/03, que altera dispositivos da Lei 13.188, de 1999, que dispõe sobre a proteção, o auxílio e a assistência às vítimas de violência no Estado, foi aprovado com a emenda nº 1, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos. Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), o projeto inclui como vítima de violência, além da pessoa que sofreu o dano, seu cônjuge e dependentes (já previsto na lei), os familiares ascendentes e descendentes da vítima, além do companheiro, dando a ele tratamento legal equiparado ao cônjuge.

O projeto também substitui a previsão de apoio a programas pedagógicos para readaptação social ou profissional da vítima pela previsão de criação de programas especiais, criados nos termos da Lei Federal 9.807, de 1999. Essa lei estabelece normas para a organização e a manutenção de programas especiais de proteção a vítimas e a testemunhas ameaçadas, institui o Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas e dispõe sobre a proteção de acusados ou condenados que tenham prestado colaboração a investigação policial e ao processo criminal. A emenda nº 1 substitui a expressão "que tenham convivência habitual com a vítima ou testemunha", considerada restritiva pelo relator, por "dependentes".

Outro projeto aprovado, com a emenda nº 1 da Comissão de Constituição e Justiça, foi o PL 1.207/03, do deputado Padre João (PT), que trata da Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-açúcar. A matéria determina que essa política estará voltada para a geração de emprego e renda nas regiões administrativas do Estado. A emenda suprime o inciso XII do artigo 3º, segundo o qual é objetivo específico dessa política o incentivo à produção da cana-de-açúcar e de produtos derivados como alternativa ao desmatamento florestal.

Foram aprovados ainda os PLs 1.558/04 e 1.614/04, do governador, que autorizam o Executivo a doar imóveis, respectivamente, aos municípios de Resplendor e Padre Paraíso; e 1.597/04, do deputado Fábio Avelar (PTB), que autoriza a reversão de imóvel ao patrimônio do município de Felisburgo.

Discussão encerrada - Durante a reunião, foi encerrada a discussão em 1º turno do PL 896/03, do deputado Adalclecer Lopes (PMDB). O projeto recebeu três emendas do próprio autor e voltou à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para receber parecer sobre elas. A proposição estabelece condições para a instalação e o funcionamento de frigoríficos, matadouros, abatedouros e charqueadas no Estado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715