Assembléia presta homenagem aos 50 anos das Apaes no Brasil

Os 50 anos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foram lembrados em Reunião Especial do Plenário ...

08/11/2004 - 01:00
 

Assembléia presta homenagem aos 50 anos das Apaes no Brasil

Os 50 anos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foram lembrados em Reunião Especial do Plenário da Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira (5/11/04), atendendo a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que destacou que as Apaes são o maior movimento comunitário do mundo. O deputado destacou que a associação, que começou suas atividades no Rio de Janeiro, em 1954, tem hoje mais de 2 mil unidades no Brasil, sendo 368 em Minas Gerais. A Apae mineira mais antiga é a de São Lourenço, que completa o cinqüentenário no próximo ano. A solenidade foi presidida pelo deputado Fábio Avelar (PTB), que representou o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB).

Dalmo Ribeiro Silva, em seu discurso, ressaltou que as Apaes são entidades mantenedoras de escolas especiais que oferecem atendimento educacional a milhares de crianças e adultos, formando uma rede de pessoas que promovem a inclusão social e se esforçam para sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas especiais. "É inegável que o fato de contarmos hoje com um conjunto de normas, vigentes em nosso ordenamento jurídico, que disciplinam a verdadeira educação especial, é fruto da luta intransigente e da firme determinação das Apaes de todo o Brasil", afirmou.

O deputado manifestou ainda sua preocupação com as estatísticas que apontam que nos países desenvolvidos a proporção de aproveitamento e inclusão de pessoas especiais na educação e no trabalho fica entre 30% e 45%, e no Brasil, dos nove milhões em idade de trabalhar, apenas 2% são aproveitados.

As conquistas e desafios dos 50 anos de trabalho do movimento apaeano foram lembrados no discurso da presidente da Federação das Apaes do Estado, Luíza Pinto Coelho. "Entendemos que devemos proporcionar todos os meios possíveis para que essas pessoas especiais sintam-se parte da comunidade, se sintam peças fundamentais na engrenagem da vida. Cabe-nos muito mais que simplesmente aceitá-las. Devemos trabalhar incansavelmente para fazer valer cada direito tão arduamente conquistado nesses 50 anos de lutas", afirmou.

O deputado federal Eduardo Barbosa agradeceu o apoio da Assembléia Legislativa ao movimento apaeano. Ele lembrou que os parlamentares mineiros sempre estiveram ao lado das associações, apoiando pleitos e reivindicações. "A Apae sempre teve espaço no Legislativo e se fez presente em vários momentos, como, por exemplo, na elaboração da Constituição do Estado. Isso fez com que Minas Gerais absorvesse por meio da Constituição Estadual aquilo o que já estava determinado pela Constituição Federal de 1988, ou seja, a igualdade de acesso e oportunidade às pessoas com deficiência", exemplificou.

Homenagens - Os deputados Fábio Avelar e Dalmo Ribeiro Silva entregaram à presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Luíza Pinto Coelho, uma placa alusiva à homenagem. A Banda da Política Militar, sob a regência do subtenente Gideão, também prestou sua homenagem ao movimento das Apaes.

O deputado Fábio Avelar leu o discurso do presidente Mauri Torres rememorando a história e o trabalho das Apaes, desde sua fundação até a expansão do movimento por todo o Brasil. O deputado reforçou, no entanto, a necessidade de investimento financeiro para que os direitos de cidadania da pessoa portadora de deficiência continuem respeitados e viáveis. "A sociedade como um todo tem de estar permanentemente mobilizada, não só nas esferas dos poderes federal, estadual e municipal. O próprio País deve honrar seu compromisso para com o indivíduo portador de deficiência. Novas idéias, novos projetos, novos colaboradores serão bem-vindos para aprimorar a capacidade gerencial e de atendimento do movimento apaeano", alertou.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715