Parecer sobre Carreira da Saúde ficou para esta quinta

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ricardo Duarte (PT), distribuiu avulso do parecer de 1º turno sobre o Pro...

27/10/2004 - 00:02
 

Parecer sobre Carreira da Saúde ficou para esta quinta

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Ricardo Duarte (PT), distribuiu avulso do parecer de 1º turno sobre o Projeto de Lei 1.337/03, que institui e estrutura as carreiras do Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais, na reunião desta quarta-feira (27/10/04). Ele próprio é o relator do projeto, e convocou reunião extraordinária para as 10 horas desta quinta-feira (28) para leitura e votação do parecer.

Vários representantes das dez carreiras de nível superior da saúde acompanharam da platéia a reunião e receberam cópia do avulso. Fizeram chegar ao deputado seu protesto contra a criação da carreira específica de médico e contra o ato médico, cuja regulamentação vem sendo discutida no Congresso Nacional. O relator opinou que o plano de carreira não é o ideal, mas que foi amplamente discutido pelas esferas de Governo e pelas categorias nele incluídas.

Segundo Renato Barros, coordenador sindical do funcionalismo, o ato médico daria a essa categoria uma predominância indevida sobre as demais, e contraria a visão conceitual do programa de Saúde da Família, de formar equipes multidisciplinares para atendimento integral à saúde. Outros representantes argumentam que a carreira específica e o ato médico tentam trazer, para o âmbito da saúde pública, princípios de hierarquia que são da medicina privada.

Toxoplasmose - Foram aprovados pareceres favoráveis em 1º turno ao Projeto de Lei 811/03, da deputada Jô Moraes (PCdoB), que cria o cadastro mineiro de controle da mortalidade materna (Camma), e ao Projeto de Lei 1.848/04, do deputado Doutor Viana (PFL), que torna obrigatório o exame de toxoplasmose no SUS-MG e no Ipsemg. Os relatores foram, respectivamente, os deputados Ricardo Duarte e Carlos Pimenta (PDT).

O deputado Fahim Sawan (PSDB) anunciou que estava transferindo para o deputado Carlos Pimenta a coordenação da Frente Parlamentar da Saúde, que reúne 47 deputados. Pimenta anunciou que vai trabalhar em favor da valorização dos profissionais de saúde do Estado. "Esses profissionais precisam reencontrar sua identidade, e recuperar os programas de capacitação e treinamento que perderam", disse o deputado.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ricardo Duarte (PT), presidente da comissão; Fahim Sawan (PSDB), vice; Carlos Pimenta (PDT) e Célio Moreira (PL).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715