Dom Morelli vem a ato público de segurança alimentar

O bispo Dom Mauro Morelli, presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG) vem à Assembléia...

08/10/2004 - 00:00
 

Dom Morelli vem a ato público de segurança alimentar

O bispo Dom Mauro Morelli, presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG) vem à Assembléia na próxima quinta-feira, dia (14/10/04), para um ato público alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, enfocando o tema "Biodiversidade e Segurança Alimentar". O evento acontece no Teatro da Assembléia, das 14 às 17 horas, e será aberto pelo presidente do Legislativo, deputado Mauri Torres.

Além de Dom Mauro, estará presente também representante do Fórum Mineiro de Segurança Alimentar (FMSA), Celi Márcio Silva Santos. A palestra a ser proferida pelo biólogo Adeilson Lopes da Silva, da ONG Centro de Agricultura Alternativa - Norte de Minas, intitula-se "A Biodiversidade dos Cerrados e a Segurança Alimentar da População Geraizeira. O deputado Padre João (PT) está encarregado de coordenar os debates que se seguem à palestra. Padre João é o representante da Assembléia no Consea-MG.

O encontro será também a quinta plenária deste ano do Conselho de Segurança Alimentar, que tem 14 membros do Governo do Estado e um da Assembléia. Participam representantes das 20 comissões regionais criadas em Minas, mais seis representantes do Fórum Mineiro de Segurança Alimentar (FMSA). Estão convidadas entidades afins com o Consea, como a Emater-MG, a Cáritas e a ONG Rede. Dom Mauro Morelli, além de presidir o Consea-MG, acaba de ser investido também da Presidência do Consea de São Paulo, acumulando essas funções com seus deveres de Bispo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O Consea-MG foi criado em 2001, pelo decreto 40.324, com o objetivo de prover o acesso à segurança alimentar e nutricional como direito básico do ser humano. Sua meta não é simplesmente atender com alimentos as pessoas na linha da pobreza, mas desenvolver plenamente a cidadania. Os quatro eixos de ação propostos pelo Conselho em Minas são os seguintes: I) combate à desnutrição materno-infanto-juvenil; II) reforma agrária e apoio à agricultura familiar; III) habitação, saneamento e meio ambiente; IV) apoio à geração de emprego e renda.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715