Agenda da semana tem audiências e reuniões especiais de Plenário

A campanha das escolas públicas estaduais contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que será d...

17/09/2004 - 00:01
 

Agenda da semana tem audiências e reuniões especiais de Plenário

A campanha das escolas públicas estaduais contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que será debatida pela Comissão de Direitos Humanos, é um dos cinco assuntos que serão abordados pelas comissões da Assembléia Legislativa, em reuniões com a presença de convidados nesta semana, de 20 a 24 de setembro. A reunião da Comissão de Direitos Humanos, que será na terça-feira (21), às 9 horas, no Auditório, deve trazer à Assembléia a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto; o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes Cordeiro, além do subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, João Batista de Oliveira.

Foram convidados também o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Flávio Lucas Padula; o coordenador da Promotoria da Infância e da Juventude, Celso Penna Fernandes Júnior; e a coordenadora da Pastoral da Criança, Lúcia Jocomine de Souza. A reunião foi solicitada pelos deputados Durval Ângelo e Biel Rocha, do PT.

A Comissão de Segurança Pública também se reúne na terça-feira, às 10 horas, para ouvir o subinspetor de detetives da 16ª Delegacia Distrital, Rodrigo Augusto de Oliveira, sobre e-mail que enviou ao presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), contendo várias denúncias. A reunião será o Plenarinho III e foi solicitada pelo presidente da comissão.

Programa de despoluição será debatido em audiência

Irregularidades constatadas pelo Ministério Público Estadual no Programa Minas Ambiente, do governo do Estado, serão debatidos pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais nesta quarta-feira (22). A reunião foi solicitada pelo deputado Laudelino Augusto (PT) e será realizada no Auditório, às 9h30.

Segundo o procedimento administrativo aberto pelo MP, o programa consumiu US$ 450 mil em recursos públicos para desenvolver tecnologias de tratamento de efluentes de laticínios localizados na Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas. Mas, segundo a peça assinada pelo promotor Cristiano Cassiolato, de Carmo do Rio Claro, a tecnologia mostrou-se totalmente ineficaz e os laticínios continuam poluindo os rios da região.

Foram convidados para a reunião o procurador-chefe e o procurador da República em Minas Gerais, José Adércio Leite Sampaio e Tarcísio Humberto Parreira Henriques Filho, respectivamente; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente, Jarbas Soares Júnior; o promotor de Carmo do Rio Claro, Cristiano Cassiolato; o gerente executivo do Ibama em Minas Gerais, Roberto Messias Franco; e o presidente da Feam, Ilmar Bastos Santos.

Ardósia - Também na quarta-feira, a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio vai discutir as possibilidades de aproveitamento das aparas de ardósia, provenientes dos processos de extração e beneficiamento da pedra. A reunião, que atende a requerimento do deputado Doutor Ronaldo (PDT), será realizada no Plenarinho II, a partir das 15 horas.

As aparas de ardósia atualmente não têm nenhum uso econômico e geralmente são descartadas no ambiente sem o tratamento adequado. Mas uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de Minas Gerais pelo professor Herman Mansur constatou que o rejeito industrial da pedra pode ser utilizado como matéria-prima na fabricação de tijolos e tubos, em substituição à cerâmica vermelha.

Foram convidados para a reunião o presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Rochas Ornamentais de Minas Gerais, José Ferreira da Silva Filho; o vice-presidente da regional Centro-Oeste da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Afonso Gonzaga; a consultora do Instituto Euvaldo Lodi, Cristina Calixto Silveira de Souza; e o presidente da Associação dos Mineradores de Ardósia, Umberto Valadares Lucena.

Comissão vai discutir direitos humanos em Cuba

"Os direitos humanos em Cuba" são o tema da reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa desta quarta-feira. Atendendo a requerimento do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), e do também petista Biel Rocha, a comissão vai discutir o assunto com o embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, com o embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nunes Mosqueira, e com o representante da Associação Cultural José Marti, José Rodrigues da Silva. A reunião será realizada no Plenarinho II, a partir das 9 horas.

Relatório divulgado em julho deste ano pela organização não-governamental "Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional" aponta a existência de 317 presos por motivos políticos em Cuba. Elaborado com base em informações fornecidas por familiares dos presos, o relatório destaca que as autoridades cubanas não permitem a entrada nas prisões de representantes das Nações Unidas e da Cruz Vermelha. Segundo a ong, a população carcerária total de Cuba gira entre 80 mil e 100 mil pessoas, no país de 11,2 milhões de habitantes.

Reuniões Especiais - A Assembléia também realizará nesta semana duas reuniões especiais de Plenário. Na segunda-feira (20), às 20 horas, serão comemorados os 50 anos de criação da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a requerimento o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). Na terça-feira (21), será homenageado o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli. Ele receberá o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, em reunião solicitada pelo líder do governo na Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715