Eleições terão 40 horas de cobertura da TV Assembléia

A TV Assembléia quer reeditar, em 2004, o sucesso da última cobertura das eleições, que foi considerada ágil, complet...

08/09/2004 - 00:00
 

Eleições terão 40 horas de cobertura da TV Assembléia

A TV Assembléia quer reeditar, em 2004, o sucesso da última cobertura das eleições, que foi considerada ágil, completa e isenta por telespectadores e candidatos consultados. A cobertura vai dar prioridade às principais cidades do Estado e acompanhar o panorama geral do pleito, e ficar atenta também às cidades menores onde deputados estaduais estejam disputando as prefeituras. Dezesseis dos 77 deputados estaduais são candidatos a prefeitos e dois a vice-prefeitos.

O trecho principal da cobertura acontece no próprio domingo da eleição, dia 3 de outubro, quando a TV Assembléia entra no ar às 8 horas, com previsão de ir até a meia-noite. Mas já na véspera o jornalismo será orientado para os preparativos da eleição. "Pretendemos abrir no domingo com uma mensagem do presidente do TRE, e em seguida emitir os boletins que nos serão passados pelas emissoras de rádio do interior. Por volta das 11 horas, teremos um café com os editores de política dos jornais impressos de Belo Horizonte", informa Rodrigo Lucena, gerente-geral da TV Assembléia.

Na parte da tarde, vários "âncoras" vão se revezar recebendo convidados e chamando as equipes de externas ao vivo. Às 13 horas e às 15 horas estão previstas mesas-redondas, a primeira sobre "O Poder Municipal e o Papel dos Vereadores" e a segunda sobre "Os desafios de governar em tempos de escassez - Administração Municipal e Lei de Responsabilidade Fiscal". Uma linha direta com o TRE, operada pela Gerência de Informática da Assembléia, vai fornecer os boletins do tribunal em tempo real, colocados à disposição dos candidatos e qualquer cidadão em telão no saguão da Assembléia e em outros recintos, se for necessário.

Resultados devem ser conhecidos antes da meia-noite

"Tendo em vista que esta eleição está totalmente informatizada, a previsão é de que até a meia-noite teremos os resultados. Talvez até mesmo antes disso", prevê Rodrigo Lucena. "A partir das 17 horas, estaremos recebendo no estúdio candidatos, deputados e cientistas políticos. A cobertura continua na segunda-feira até as 18 horas", acrescentou.

A TV Assembléia tem sete equipes de externas, que estarão mobilizadas em tempo integral. Como "âncoras" durante a eleição, a TV Assembléia contará com os jornalistas João Carlos Amaral, Carlo Menezes e Alexandre Campello, dos seus próprios quadros, e já tem o reforço assegurado de Ricardo Carlini e Rogério Tavares. "Estamos tentando trazer também os jornalistas Marcelo Guedes, Letícia Renault e Rubem Ur, com quem tivemos excelente experiência de trabalho em outras eleições", diz o gerente da TV Assembléia, acrescentando que o restante do reforço de equipe será oferecido pela área de jornalismo impresso da Assembléia, sem representar acréscimo de despesas.

A Gerência-Geral de Informática da Assembléia também estará a postos no dia das eleições, para operar uma ligação de rede com o TRE-MG, através da Prodemge. Pelo menos cinco técnicos ficam de plantão a partir das 17 horas do domingo, quando começam a chegar os resultados, até a totalização final. "Vamos fazer a divulgação no site da Assembléia em páginas próprias - como as que já mantemos com os resultados das últimas eleições. Também vamos oferecer dados atualizados para o programa que o TSE vai distribuir", anuncia Marcelo Migueletto, gerente-geral de Informática.

"Na eleição municipal, as cidades já mandam os dados totalizados, o que diminui a contribuição da nossa parte. Entretanto, vamos processar o desempenho geral: quantas prefeituras e quantos cargos de vereador cada partido está conquistando em geral no Estado, e também por macrorregiões", acrescenta Migueletto.

Dezoito deputados são candidatos

Dentre os deputados estaduais, João Leite (PSB) é candidato a prefeito de Belo Horizonte; Alberto Bejani (PTB) e Sebastião Helvécio (PDT) disputam a Prefeitura de Juiz de Fora; João Bittar (PL) e Leonídio Bouças (PTB) a de Uberlândia; Marília Campos (PT) a de Contagem, Fahim Sawan (PSDB) a de Uberaba, Gil Pereira (PP) a de Montes Claros e Bonifácio Mourão (PSDB) a de Governador Valadares.

Outros pólos regionais importantes também têm candidatos que são membros do Parlamento: Chico Simões (PT) em Coronel Fabriciano, Maria José Haueisen (PT) em Teófilo Otoni, Sebastião Navarro Vieira (PFL) em Poços de Caldas e Sidinho do Ferrotaco (PSDB) em São João del-Rei.

O deputado José Milton (PSDB) é candidato a prefeito de Conselheiro Lafaiete; Marcelo Gonçalves (PDT) disputa em Pedro Leopoldo e Olinto Godinho (PSDB) em Matozinhos. Dois deputados são candidatos a vice-prefeito: Pinduca Ferreira (PP) em Betim e Doutor Ronaldo (PDT) em Sete Lagoas.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715