CPI do Café transfere audiência de Poços de Caldas para BH

A audiência pública que seria realizada em Poços de Caldas, Sul de Minas, dia 26/8/04 foi transferida para a Assemblé...

19/08/2004 - 00:00
 

CPI do Café transfere audiência de Poços de Caldas para BH

A audiência pública que seria realizada em Poços de Caldas, Sul de Minas, dia 26/8/04 foi transferida para a Assembléia Legislativa, para a mesma data. Requerimento neste sentido foi aprovado na reunião da CPI do Café desta quinta-feira (19/8/04). A reunião tem como objetivo apurar denúncias que chegaram à comissão, sobre o sumiço de 84 mil sacas de café dos armazéns da Cooperativa Regional de Cafeicultores da cidade, de 1998 a 2002. O autor, deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), presidente da comissão, justificou o pedido alegando o seu envolvimento direto com o caso de Poços, em que foi um dos lesados com o sumiço de 700 sacas de café, e por ser daquela cidade. O deputado disse que pretende evitar uso político da reunião, pelos grupos envolvidos na eleição municipal. O caso de Poços tem inquérito que corre sob segredo de Justiça.

O deputado solicitou ainda que a condução da reunião de 26/8 seja entregue ao vice-presidente da CPI, deputado Sargento Rodrigues (PDT), pelo mesmo motivo, o seu envolvimento pessoal no caso e como forma de preservar os trabalhos da comissão. Navarro foi elogiado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB), "por seu equilíbrio, postura ética, ao tratar com extremo zelo os trabalhos, preservando em primeiro lugar a CPI, para que ela cumpra seu papel de dar resultados concretos aos lesados", enfatizou.

A CPI do Café não pôde colher informações nesta quinta-feira (19), conforme estava previsto, do ex-gerente do Banco do Brasil de São Sebastião do Paraíso, Gesiel Salgueiro Canoa, que não compareceu, alegando só ter tomado conhecimento do convite da comissão um dia antes da audiência. Nova data será agendada para ele ou outro gerente que tenha conhecimento do caso, denunciado na última reunião da CPI, dia 12. Naquela audiência, a diretora financeira da Cooperativa de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), Cecília Guidi Marcolini, explicando empréstimos do Funcafé a diversos cooperados, garantiu que a responsabilidade pelos contratos era do Banco do Brasil da cidade.

Foi aprovado ainda um requerimento do deputado Rogério Correia (PT), relator da CPI, que pede a presença dos seguintes convidados, para a reunião de 26/8: o juiz de Poços de Caldas, Afonso Celso Coelho Patelli; o promotor de Justiça Renato Maia; o delegado da Polícia Federal de Varginha, Célio Jacinto; o delegado da Polícia Civil Bráulio Stivanin Júnior; e o perito do Instituto de Criminalística da Polícia Civil Paulo Roberto Alves. E como intimados: Jaime Junqueira Payne; Luiz Alfredo de Almeida; Júlio Tassi; Carlos Afonso Junqueira; Paulo Afonso Gomes; Maria Clara Junqueira; José Tarcísio Ferraz; Maria do Rosário Pereira; Eder Latrônico; Horácio Bergamim Filho; Mário Joaquim da Fonseca; Almir Zanetti; João Rabelo Sobrinho; José Carlos Chioda; Manoel Barbosa; Moacyr Gomes Nabo Filho; Rita de Lourdes Gomes; Patrícia Helena Costa Gomes.

Presenças - Deputados Sebastião Navarro Vieira (PFL), presidente; Sargento Rodrigues (PDT), vice; Fábio Avelar (PTB), Domingos Sávio (PSDB) e Padre João (PT)

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715