Comissão debaterá aumento de assaltos em táxis e ônibus de RMBH

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa aprovou diversos requerimentos na reunião desta terça-feira...

03/08/2004 - 00:01
 

Comissão debaterá aumento de assaltos em táxis e ônibus de RMBH

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa aprovou diversos requerimentos na reunião desta terça-feira (3/8/04). Dois deles pedem a realização de audiência pública e, por tratarem de assunto semelhante, devem ser debatidos em uma só reunião, conforme sugeriu o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT). A requerimento dele, a comissão vai debater, com sindicatos de rodoviários e taxistas, além das Polícias Civil e Militar, o aumento da criminalidade nesses segmentos. Já a pedido do deputado Rogério Correia (PT), será debatida também a atuação de vigilantes particulares não-cadastrados contratados por empresas de ônibus da capital.

Outro requerimento de audiência pública, também do deputado Rogério Correia, pretende esclarecer a destinação de recursos repassados pela União ao Estado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, em especial quanto à construção da colônia penal de Vespasiano e das penitenciárias de Uberaba, Formiga, Três Corações e Muriaé. Relacionado com este assunto, o deputado Alberto Bejani (PTB) apresentou requerimento, aprovado, pedindo à Secretaria de Estado de Obras Públicas informações sobre a empresa que construiu o muro do Ceresp de Juiz de Fora, e o seu custo, que segundo Bejani, daria para construir um prédio de seis andares.

A comissão também deve debater, com convidados, denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas por policiais civis e militares em Varginha, no Sul de Minas, e por serventuários da Justiça daquela comarca. O requerimento também foi de Rogério Correia, que pediu a indicação, pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Varginha, de um delegado para acompanhar os trabalhos da comissão.

Montes Claros - Outro requerimento aprovado, do deputado Carlos Pimenta (PDT), pede a realização de audiência pública em Montes Claros para debater o aumento na ocorrência de crimes a mão armada praticados por motociclistas. "Temos o objetivo de fazer um mapeamento sobre a criminalidade em diversas regiões do Estado", salientou o deputado Sargento Rodrigues, presidente da comissão.

Outros requerimentos aprovados

* Do deputado Sargento Rodrigues, que pede ao Comandante-Geral da Polícia Militar informações sobre as providências adotadas pela corregedoria da corporação sobre denúncias feitas pelo cabo PM Ronaldo Soares Martins, em 15/6/04, de que teria sido vítima de abusos cometidos por outros policiais;

* Dos deputados Sargento Rodrigues e Rogério Correia, que pede o envio de moção de elogio ao Ministro da Justiça para o delegado da Polícia Federal que trabalhou na apuração dos homicídios dos três fiscais e do motorista do Ministério do Trabalho, em Unaí. A moção também é encaminhada ao governador Aécio Neves, para os policiais civis que trabalharam no caso;

* Do deputado Rogério Correia, que pede ao comandante-geral da PM providências sobre a reativação dos subdestacamentos policiais em Humaitá e Roseiral, distritos de Mutum; e que pede informações ao diretor-geral do Detran-MG sobre o suposto esquema de facilitação para liberação de veículos, sem realização de vistoria, conforme denunciado pela imprensa em julho e as providências tomadas. O deputado também pede ao governador acatar o julgamento proferido pelo corregedor-geral de Polícia de Minas Gerais, no inquérito administrativo contra o delegado Odimar Alves, que determinou sua demissão; e ao procurador André Ubaldino, da Procuradoria Especializada em Combate ao Crime Organizado, um levantamento dos policiais civis que se enquadram nas normas estipuladas no artigo 48 do PL 1.343/03, aprovado pela Assembléia.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente; Alberto Bejani (PTB), vice-presidente; e Rogério Correia (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715