Parecer rejeita projeto sobre comunicação de cadastro aos consumidores

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou, na manhã desta quarta-feira (7/7/04), parecer de 1º tur...

07/07/2004 - 00:01
 

Parecer rejeita projeto sobre comunicação de cadastro aos consumidores

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou, na manhã desta quarta-feira (7/7/04), parecer de 1º turno pela rejeição ao Projeto de Lei (PL) 1.598/04, do deputado Leonardo Moreira (PL). A proposição obriga os bancos de dados e de cadastros de consumidores e os serviços de proteção ao crédito a comunicarem, imediatamente e por escrito, a abertura de qualquer cadastro, ficha ou registro de dados pessoais e de consumo que envolvam o nome do consumidor ou número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda. Em seu parecer, a deputada Vanessa Lucas (PSDB) lembra que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor já dispõe sobre o assunto. "A matéria encontra-se disciplinada por norma federal, não existindo razões para que venha a ser repetida por meio de lei estadual", justificou. O projeto segue agora para apreciação do Plenário.

Outro parecer de 1º turno aprovado, desta vez favoravelmente, foi sobre o PL 1.609/04, também do deputado Leonardo Moreira, que obriga as farmácias e drogarias a fixarem lista com relação dos medicamentos genéricos. A relatora, deputada Lúcia Pacífico (PTB), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, que, segundo a relatora, melhora a forma e o alcance da proposição. No novo texto, as determinações são remetidas a duas leis federais: uma que trata da aquisição de medicamento genérico - Lei 9.787, de 1999 - e outra que contém o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - Lei 8.078, de 1990. O projeto segue para apreciação da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Ainda foram aprovados dois requerimentos numerados - RQNs 3.018 e 3.019, de 2004 - do deputado Weliton Prado (PT), solicitando aos presidentes da Cemig e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a redução do reajuste da tarifa de energia elétrica em 2,08%.

Requerimentos pedem audiências e debate públicos

Foram aprovados também dois requerimentos solicitando a realização de audiências públicas. O primeiro, do deputado Antônio Júlio (PMDB), para obter esclarecimentos sobre a composição e produção do leite UHT, o leite longa vida, fabricado em Minas Gerais. O segundo, do deputado Doutor Viana (PFL), para discutir o último reajuste aplicado ao plano de saúde da Previminas, principalmente para os funcionários e servidores públicos da extinta Minascaixa.

Outro requerimento aprovado, da deputada Lúcia Pacífico, solicita a realização de Debate Público, no Plenário, para discutir o tema "Desenvolvimento Sustentável e a Proteção e Defesa do Consumidor - um desafio do Século XXI".

Mensalidades - Quatro requerimentos do deputado Weliton Prado, que tratam do aumento de 57% nas mensalidades do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas, foram aprovados. O primeiro solicitando, ao Procon Assembléia, a elaboração de um estudo sobre o referido aumento em 2004. O segundo solicitando que seja designado um representante da comissão para intermediar a negociação e buscar um termo de acordo com a Fundação Educacional Lucas Machado, a Faculdade de Ciências Médicas e o Diretório Acadêmico Lucas Machado. Outro solicita que a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça requisite comprovação documental referente à planilha de custos que autorizou o aumento e cópia do contrato firmado entre a instituição e os estudantes. O quarto requerimento pede que o Ministério Público Estadual seja oficiado para instaurar inquérito administrativo sobre o caso.

Presenças - Participaram da reunião as deputadas Lúcia Pacífico (PTB), presidente; Vanessa Lucas (PSDB), vice; e Cecília Ferramenta (PT); e os deputados Antônio Júlio (PMDB) e Doutor Viana (PFL).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715