Projeto sobre moradia para idosos tem parecer de 2º turno aprovado

O Projeto de Lei 743/03, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que prevê a destinação preferencial aos idosos dos apart...

06/07/2004 - 00:00
 

Projeto sobre moradia para idosos tem parecer de 2º turno aprovado

O Projeto de Lei 743/03, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que prevê a destinação preferencial aos idosos dos apartamentos térreos construídos pelos programas de habitação do Estado, teve parecer favorável de 2º turno aprovado pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia, nesta terça-feira (06/07/04). O relator, deputado André Quintão (PT), opinou pela aprovação na forma original do projeto, cujo objetivo é oferecer melhores condições de vida e conforto para os idosos.

A comissão também aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 1.328/03, do deputado André Quintão (PT), na forma do substitutivo nº 2, apresentado durante a reunião. O projeto cria o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no Estado, criando ainda o conselho gestor do programa. Em seu parecer, o relator, deputado Ricardo Duarte (PT), ressaltou a importância da matéria, haja vista o número cada vez maior de crianças envolvidas com o crime. André Quintão lembrou que o projeto segue o exemplo do Programa Nacional de Proteção às Vítimas e Testemunhas, que vem funcionando bem, mas que é restrito aos adultos.

Alterações - As alterações sofridas pelo projeto tornam a matéria mais abrangente. O substitutivo nº 1, apresentado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), propunha também alterações na Lei 13.188, de 1999, que dispõe sobre a proteção, auxílio e assistência às vítimas de violência. O relator, no entanto, julgou necessário detalhar ainda mais a proteção específica de que necessitam crianças e adolescentes. No substitutivo apresentado pela Comissão do Trabalho, também estão propostas alterações à Lei 13.188, de 1999. O artigo 1º do substitutivo acrescenta inciso ao artigo 2º dessa lei, identificando como vítima de violência a criança, o adolescente e a pessoa com idade entre 18 e 21 anos, egressa de cumprimento de medida socioeducativa, que se encontrem sob ameaça de morte, por envolvimento em ato infracional, ou por terem sido vítimas ou testemunhas de crimes.

Audiência vai debater ações de Secretaria Extraordinária

De acordo com requerimento aprovado, do deputado Doutor Viana (PFL), a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social deverá promover audiência pública, em breve, para discutir os programas desenvolvidos pela Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, cuja titular é a deputada Elbe Brandão (PSDB).

Durante a reunião desta terça-feira, foram aprovadas, ainda, nove outras proposições que dispensam apreciação em Plenário.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Elmiro Nascimento (PFL), que a presidiu; André Quintão (PT) e Ricardo Duarte (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715