Meio Ambiente vai discutir lixo tóxico de Inconfidentes

Depois de ter visitado o local onde foram despejados 150 tambores com lixo tóxico, dia 23 de junho, a Comissão de Mei...

02/07/2004 - 00:01
 

Meio Ambiente vai discutir lixo tóxico de Inconfidentes

Depois de ter visitado o local onde foram despejados 150 tambores com lixo tóxico, dia 23 de junho, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa realiza audiência pública, nesta quarta-feira (7/7/04), para ouvir autoridades ambientais e o Ministério Público. O requerimento foi apresentado pela deputada Maria José Haueisen (PT), presidente da comissão, que considerou a situação verificada em Inconfidentes, no Sul de Minas, "muito grave". A reunião acontece às 9h30, no Plenarinho II.

As primeiras denúncias foram feitas ao gabinete do deputado Laudelino Augusto (PT), que pediu a visita a Inconfidentes. De acordo com moradores do distrito de Pinhalzinho de Góes, onde se localiza o lixão municipal, uma empresa de Limeira (SP) teria despejado, clandestinamente, o conteúdo de 150 tambores, no início de fevereiro. A prefeitura teria mandado aterrar 30 tambores, ainda segundo os moradores, que pediram ajuda à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Uma empresa do Paraná fez um laudo técnico, que constatou a presença de resíduos considerados perigosos. A empresa de consultoria recomendou que os tambores fossem queimados em altos-fornos. A Feam deu prazo à prefeitura para a destinação do lixo tóxico até 30 de julho, quando poderia então aplicar multa. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local e pelo Ministério Público.

O lixão da cidade fica em área de preservação ambiental, segundo lideranças comunitárias e moradores, e não recebe qualquer tratamento. Há duas nascentes que formam o Rio Pitanga, que abastece a cidade e é parte da bacia do Rio Mogi Guaçu, que banha diversas cidades da região.

Foram convidados para a audiência o procurador de Justiça e coordenador do CAO - Meio Ambiente, Jarbas Soares Júnior; o superintendente da Polícia Civil, José Arcebispo Filho; o presidente da Feam, Ilmar Bastos; o gerente-executivo do Ibama, Roberto Messias; o prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi; o vereador da cidade, Alcides Constantini, que liderou as denúncias; a presidente do Codema de Inconfidentes, Leila Giacometi; a agente sanitarista da cidade, Érica Cássia Kischi; e o chefe distrital da Copasa, em Pouso Alegre, Alvimar Geraldo de Andrade.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715