Exposição sobre ditadura militar vai ser aberta na Uemg

A exposição "1964-1985: A subversão do esquecimento" vai ser instalada na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uem...

15/07/2004 - 00:01
 

Exposição sobre ditadura militar vai ser aberta na Uemg

A exposição "1964-1985: A subversão do esquecimento" vai ser instalada na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na Faculdade de Educação. A mostra integrou a programação do Ciclo de Debates "Resistir sempre - 64 nunca mais", série de eventos que a Assembléia Legislativa realizou em abril, para rememorar os 40 anos do golpe de 1964. Fotos históricas, documentos secretos, discos de vinil, jornais e revistas antigos, e outros objetos que retratam as duas décadas de ditadura militar no Brasil podem ser vistos de 15 a 20 deste mês, das 8 às 18 horas, à rua Pernambuco, 48, portaria B (Avenida Carandaí).

A Uemg é a terceira entidade a receber a exposição, que já esteve em Ituiutaba, no Banco do Brasil, em maio; e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Estão agendados novos locais, como Ipatinga e a Reitoria da UFMG. A mostra na Uemg integra a programação do Projeto Veredas, que prepara professores de ensino fundamental. No período da mostra, cerca de 800 professores estarão na Uemg, para a fase de treinamento do projeto.

Todo o trabalho de pesquisa histórica e preparação da mostra foi feito pela equipe técnica da Assembléia. A exposição tem o objetivo de possibilitar às novas gerações entender melhor o que os anos de ditadura representaram para os brasileiros e para a vida do País. Ela é dividida em quatro ambientes, que retratam fases distintas: início dos anos 60 (o contexto político dos fatos que antecederam o golpe); 1964-1968 (o golpe militar e os primeiros anos de ditadura); 1969-1974 (o recrudescimento da repressão aos opositores do regime); e 1975-1985 (a distensão e os anos finais da ditadura).

Textos distribuídos ao longo da exposição explicam os principais acontecimentos políticos do regime militar, que são ilustrados por fotos históricas e objetos diversos. A exposição também retrata a efervescência cultural do período, com referências às principais manifestações artísticas da época no teatro, na música e no cinema.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715