Adiada votação de projetos de carreira da Agricultura e do TCMG

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária deixou de votar pareceres sobre dois projetos que tratam de carr...

16/06/2004 - 00:01
 

Adiada votação de projetos de carreira da Agricultura e do TCMG

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária deixou de votar pareceres sobre dois projetos que tratam de carreiras de servidores públicos nesta quarta-feira (16/6/04). O Projeto de Lei (PL) 1.005/03, do Tribunal de Contas, que trata da criação de cargos e reestrutura a carreira dos servidores daquele órgão, recebeu parecer pela aprovação na forma de substitutivo, apresentado pelo relator, deputado Ermano Batista (PSDB). Mas o parecer não foi votado por causa de um pedido de vista do deputado Chico Simões (PT).

Já o PL 1.335/03, do governador, que estrutura as carreiras dos servidores da área de agricultura e pecuária do Estado, teve cópias (avulsos) distribuídos por determinação do relator, Ermano Batista. Para o deputado, esse procedimento vai agilizar o andamento do projeto na comissão, já que ele elimina a possibilidade de pedido de vista do parecer na próxima reunião.

Supermercados - Por causa de um pedido de vista do deputado Jayro Lessa (PL), também não foi votado o parecer sobre o PL 1.484/04. De autoria do deputado Chico Simões, o projeto determina que supermercados mineiros terão que colocar à disposição dos consumidores uma pessoa para empacotar as mercadorias compradas. O relator, deputado Sebastião Helvécio (PDT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo no 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Esse substitutivo retira do texto original a obrigatoriedade de contratação de pessoal para o cumprimento da lei. Também altera a punição para os infratores da lei, que deixa de ser a aplicação de multa de 300 Ufemgs, e abre a possibilidade de sanção conforme o Código de Defesa do Consumidor, que prevê desde multa até cassação de licença de funcionamento e interdição do estabelecimento comercial.

A pedido do relator, deputado Chico Simões, a comissão também deixou de analisar parecer sobre o PL 117/03, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Ouro Fino.

Pareceres aprovados

A comissão aprovou parecer favorável de 1º turno sobre o PL 1.430/04, do deputado Leonardo Moreira (PL), que torna obrigatória a aplicação de selo higiênico em latas de cerveja, refrigerantes e sucos e outros produtos alimentícios envasados. O relator, deputado Doutor Viana (PFL), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Esse substitutivo faz correções técnicas no texto original e também substitui a cobrança de 10 mil Ufemgs por punições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Também foram aprovados pareceres favoráveis a dois projetos de doação de imóveis. O PL 165/03, do deputado Djalma Diniz (PSDB), autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Buritizeiro. O relator, deputado Ermano Batista, opinou pela aprovação no 2º turno, na forma do vencido em 1º turno com uma nova emenda. Essa emenda prevê a reversão do imóvel ao Estado caso a prefeitura não lhe dê, no prazo de cinco anos, a destinação prevista no projeto, no caso, a construção de um posto de saúde e da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buritizeiro.

Em 1º turno, o PL 1.510/04, do deputado Sidinho do Ferrotaco (PSDB), autoriza o Poder Executivo a reverter um terreno de 302 metros quadrados em Lagoa Dourada aos sucessores de Aristides de Souza Maia e Maria do Carmo de Resende Chaves. Os proprietários doaram o terreno ao Estado em 1939 para a construção do fórum da cidade. O relator, deputado José Henrique (PMDB), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, da CCJ, que corrige no texto original erros dos dados cadastrais do imóvel.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Ermano Batista (PSDB) - presidente, Jayro Lessa (PL) - vice, Chico Simões (PT), Doutor Viana (PFL), Sebastião Helvécio (PDT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Antônio Carlos Andrada (PSDB) e Marília Campos (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715