Secretaria de Fazenda dará apoio técnico à CPI do Café

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) designou um técnico especialista em legislação e fiscalização para acompanhar...

14/06/2004 - 00:00
 

Secretaria de Fazenda dará apoio técnico à CPI do Café

A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) designou um técnico especialista em legislação e fiscalização para acompanhar os trabalhos de investigação da CPI do Café na Assembléia Legislativa e no interior do Estado. A medida foi anunciada na tarde desta segunda-feira (14/6/04), após visita ao secretário Fuad Noman feita pelos deputados Sebastião Navarro Vieira (PFL), presidente; Rogério Correia (PT), relator; e Adalclever Lopes (PMD), relator auxiliar. Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o relator da CPI, deputado Rogério Correia (PT), afirmou que o auxílio técnico por parte da Fazenda objetiva detectar casos de sonegação fiscal nas denúncias envolvendo armazéns e cooperativas de café em diversos municípios do Estado.

Apesar de afirmar que a comissão ainda não tem um levantamento sobre quanto o Estado já deixou de arrecadar com os casos envolvendo as empresas de café, o deputado Rogério Correia deu um exemplo sobre a dimensão do problema relatando uma investigação feita pela Delegacia da Polícia Federal em Varginha no município de São Gonçalo do Sapucaí. Segundo esse inquérito, a empresa Cerealista de Monte Dourado Ltda. teria sido responsável por uma sonegação à União no valor de R$ 11,5 milhões. Rogério Correia disse ainda que a SEF criou um serviço de inteligência para apurar casos de sonegação envolvendo especificamente o comércio de café.

O presidente da comissão, deputado Sebastião Navarro Vieira, ressaltou que já foram detectadas várias e diferentes modalidades de ações nas cidades mineiras. "A CPI vai agora reunir todos os dados e definir um planejamento de ação. Até agora, não acreditamos na existência de uma máfia, mas a amplitude dos casos é muito maior que julgávamos", disse.

Semana tem duas reuniões

A próxima reunião da CPI será nesta quinta-feira (17), às 9h30, para debater com delegados da Receita Federal e da Fazenda Estadual o possível desvio de verbas do sistema financeiro no setor cafeeiro. Já na sexta (18), a comissão realiza audiência em Espera Feliz, na Zona da Mata, também às 9h30, para apurar denúncias de desvio de quase 217 mil sacas de café da cooperativa local.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715