Cipe Rio Doce vai debater conflitos na criação de parque estadual

A Cipe Rio Doce reúne-se nesta terça-feira (15/6/04), no Legislativo Mineiro, para debater a destinação de R$ 1.780 m...

15/06/2004 - 14:49
 

Cipe Rio Doce vai debater conflitos na criação de parque estadual

A Cipe Rio Doce reúne-se nesta terça-feira (15/6/04), no Legislativo Mineiro, para debater a destinação de R$ 1.780 milhão para o Parque Estadual Sete Salões, que ocupará parte do território de Santa Rita do Itueto, cidade mineira no Vale do Rio Doce. A Cipe, Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce, é integrada por deputados das Assembléias Legislativas de Minas Gerais e do Espirito Santo, estados banhados pelo rio.

Os parlamentares mineiros que devem participar da reunião são Márcio Passos, coordenador estadual (PL); José Henrique (PMDB), relator da Cipe; Bonifácio Mourão (PSDB) e Jayro Lessa (PL), além dos deputados capixabas Paulo Foletto (PSB-ES), presidente da Cipe; e Gilson Amaro, coordenador estadual (PRTB/ES). A reunião será às 9 horas, no Auditório. Na parte da tarde, os membros da Cipe Rio Doce irão à Brasília para se reunir com deputados federais da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Doce. A reunião será às 16h30.

Problemas na implantação do parque

Os recursos destinados à construção do Parque Estadual Sete Salões, em Santa Rita do Itueto, são parte do valor que o consórcio construtor da Usina Hidrelétrica de Aimorés (formado pela Vale do Rio Doce e Cemig) destinou para unidades de conservação ambiental. Mas a área de grutas é reivindicada pelos índios krenaks, que acreditam viverem ali os espíritos de seus ancestrais. Uma ação do Ministério Público Federal para que esse dinheiro seja entregue aos índios embarga a implantação do parque.

Foram convidados para a audiência pública: o diretor regional da Funai, Fábio Martins Vilas; o gerente-executivo do Ibama, Roberto Messias Franco; o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti; o diretor de Meio Ambiente do Consórcio da Hidrelétrica de Aimorés, Márcio Luís Maia; e o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Minas Gerais, José Adércio Leite Sampaio. Outros convidados são o prefeito de Governador Valadares e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, João Domingos Fassarella; o prefeito de Resplendor, Gilmar Furtado Dias; o prefeito de Conselheiro Pena, Sidney Chaves; o prefeito de Santa Rita do Itueto, José Cremasci Ton; e o prefeito de Itueta, João Campos Delorto, além do presidente da Associação de Defesa Ecológica de Resplendor, Alba Valéria da Silva.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715