Assembléia busca parceiros para reforma da Praça Carlos Chagas

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa a buscar parceiros que queiram dividir os custos de uma nova reforma ...

09/06/2004 - 00:00
 

Assembléia busca parceiros para reforma da Praça Carlos Chagas

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais começa a buscar parceiros que queiram dividir os custos de uma nova reforma da Praça Carlos Chagas, na Capital, conhecida como "Praça da Assembléia". A reforma vai ser efetuada pelo escritório do paisagista Burle Max, sob a orientação do arquiteto Haruyoshi Ono. Ele e mais as arquitetas Fátima Gomes e Sônia Braga, do mesmo escritório, fazem o levantamento das mudanças previstas, em visita à praça programada para esta quinta-feira (10/6/04), às 11 horas.

De acordo com os primeiros levantamentos, as obras necessárias para a revitalização do espaço deverão ficar em R$ 414 mil. A praça ocupa ampla área do bairro Santo Agostinho, entre as avenidas Olegário Maciel e as ruas Rodrigues Caldas e Martim de Carvalho, onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro.

A nova intervenção deve incluir a reestruturação dos projetos paisagístico e arquitetônico, com o objetivo de recuperar a cobertura vegetal, plantas, árvores e flores e os equipamentos urbanos, tais como bancos, pisos, lixeiras.

Os parceiros da reforma anterior, que começou em 1991 e terminou em 1992, foram o Banco do Brasil e a Prefeitura de Belo Horizonte. As mudanças tiveram a participação dos arquitetos mineiros, Álvaro Hardy e Marisa Machado. Os dois foram convidados a participar do novo projeto, já que, segundo Hardy, depois da reinauguração da praça em 1992, nenhuma das intervenções sofridas teve sua participação.

Para o arquiteito, a Assembléia retoma em boa hora a reforma da Praça Carlos Chagas, com a participação do escritório de Burle Max, autor do projeto original, "como forma de devolver dignidade ao projeto paisagístico, que sofreu todo tipo de alteração ao longo desses anos", afirmou.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715