Adelmo Leão defende maior integração entre legislativos

O segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), defendeu nesta sexta-feira (...

28/05/2004 - 00:02
 

Adelmo Leão defende maior integração entre legislativos

O segundo vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), defendeu nesta sexta-feira (28/5/04), em João Pessoa (PB), o fortalecimento da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) e maior integração das Assembléias com o Congresso Nacional. Adelmo representou o presidente da Assembléia de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB), no II Fórum de Presidentes de Casas Legislativas, evento que integra a programação da VIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais.

Segundo Adelmo Carneiro Leão, os 12 presidentes de Assembléias discutiram o papel dos parlamentos estaduais e formas de fortalecê-los. Ele também defendeu maior parceria entre as Assembléias para que elas possam, numa atuação conjunta com a Unale e o Congresso Nacional, discutir as questões ligadas diretamente à federação. Ressaltou que, em parceria os senadores e deputados federais e estaduais, poderão construir a política federativa. Da reunião participaram, entre outros, os presidentes das Assembléias de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Sul, que, após o evento, foram recebidos pelo governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), na sede do governo.

Bancada do Gás Natural - Ainda na parte da manhã, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), diretor da Unale na Região Sudeste, realizou reunião com diversos deputados e integrantes da Associação Nacional dos Consumidores de Gás. O objetivo, segundo ele, foi discutir o lançamento de uma bancada nacional que reunirá deputados de todos os 27 estados na defesa da utilização do gás natural.

No último dia 17, a Assembléia realizou o Ciclo de Debates "Gás Natural para o Desenvolvimento", no Plenário, quando especialistas do setor defenderam maior utilização do gás natural e a redução de impostos incidentes sobre o gás.

Amazônia - Dentro de 30 anos, metade da população mundial não terá a quantidade mínima de água para a sua sobrevivência diária e o mundo inteiro estará de olho na Amazônia brasileira. O alerta foi feito pelo general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, palestrante da parte da manhã de sexta-feira na conferência da Unale.

De acordo com o general, que é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, vinculado à Presidência da República, uma pessoa precisa utilizar e consumir diariamente, no mínimo, cerca de 50 litros de água e, daqui a 30 anos, a população do planeta já estará na casa dos 8 bilhões de habitantes. O general Luiz Lessa ainda alertou para a cobiça internacional sobre a Amazônia e que o governo federal desconhece até mesmo a atuação das ONGs na região.

TVs legislativas - Também na manhã de sexta-feira, o gerente-geral de Rádio e TV da Assembléia de Minas e presidente da Associação Nacional das Rádios e TVs Legislativas (Astral), Rodrigo Lucena, realizou reunião com representantes de outros dez estados. Além de tratar de uma maior integração e também de questões ligadas às normas que regem o setor, os dirigentes das TVs legislativas ainda trataram da organização da Astral.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715