Deputados de Minas participam de Congresso da Unale

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT), representa nesta sexta-feira (28/5/04), em João Pessoa (PB), o preside...

27/05/2004 - 00:00
 

Deputados de Minas participam de Congresso da Unale

O deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT), representa nesta sexta-feira (28/5/04), em João Pessoa (PB), o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres, no II Fórum de Presidentes de Casas Legislativas, evento que integra a programação da VIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, aberta na noite da última quarta-feira (26). Também estão participando do evento os deputados Alencar da Silveira Jr (PDT), diretor da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) no Sudeste, e Maria Olívia (PSDB).

O presidente da entidade, deputado estadual Alexandre Postal (PMDB-RS), afirmou, durante a abertura, que o evento é um momento importante para discutir e colaborar para o aperfeiçoamento das questões sobre o cenário político-nacional brasileiro. "Os parlamentares, a cada quatro anos, se submetem a uma aprovação dos eleitores. Isso faz com que estejamos sempre esperando novos desafios e buscando soluções para os reais problemas da sociedade", ressaltou o presidente.

Reforma Política - O relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara Federal, deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO), explicou na quinta-feira (27) pela manhã os pontos polêmicos, como o financiamento público de campanha, do Projeto de Lei 2.679/03 que trata da questão. A matéria está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e prevê, além do financiamento público de campanhas eleitorais, a introdução das listas partidárias pré-ordenadas nas eleições proporcionais, o fim das coligações proporcionais e a introdução da cláusula de barreiras, ou seja, o partido que não obtiver 5% dos votos nacionais e 2% dos votos em nove Estados da federação não terá direito ao fundo partidário, ao tempo de televisão, à liderança em plenário e nem participação nas mesas diretoras e nas comissões permanentes.

Ronaldo Caiado afirmou que a nova lei poderá ser aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente ainda este ano, mas as regras só passarão a valer a partir das eleições de 2006. Caso o projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional já tivesse sido transformado em lei, nas eleições de outubro deste ano apenas sete partidos estariam em condições de participar e de receber os recursos do Orçamento da União destinados a este fim. De acordo com os resultados e estatísticas registrados nas eleições de 2002, para as eleições municipais deste ano apenas as seguintes legendas partidárias estariam aptas a sobreviver: PT, PFL, PMDB, PSDB, PP, PSB e PDT. Os dados foram apresentados por Ronaldo Caiado.

CPIs - O ex-ministro dos Transportes e atual secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Olacir Klein (PMDB), afirmou, na tarde de quinta-feira, ao fazer palestra sobre a atuação de CPIs, que estas não devem ser banalizadas e que os Legislativos estaduais devem criar mecanismos para que elas não se transformem em mero instrumento político. Klein, que é autor do livro "Comissões Parlamentares de Inquérito: a sociedade e o cidadão", disse que as CPIs têm poderes de investigação e não podem extrapolar suas atribuições. "A CPI investiga e apenas o Judiciário é quem julga", afirmou.

Nesta sexta-feira, às 9 horas, será realizada reunião das TVs Legislativas de todo o País. Segundo o gerente-geral de Rádio e TV da Assembléia Legislativa de Minas, e presidente da Associação Nacional das Rádios e TVs Legislativas (Astral), Rodrigo Lucena, o objetivo será debater maior integração e também questões ligadas às normas que regem o setor.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715