Plenário aprova indicação de professores para Conselho de Educação

A indicação de sete professores para o Conselho Estadual de Educação foi aprovada na Reunião Extraordinária do Plenár...

25/05/2004 - 00:01
 

Plenário aprova indicação de professores para Conselho de Educação

A indicação de sete professores para o Conselho Estadual de Educação foi aprovada na Reunião Extraordinária do Plenário da Assembléia Legislativa na noite desta terça-feira (25/5/04), com 35 votos favoráveis, quatro contrários e um em branco. A professora Marinêz Fulgêncio Murta e os professores Paulo José de Araújo, Stéfano Barra Gazzola, Miguel Augusto Gonçalves de Souza, Cid Veloso, Fuad Haddad, Alexandre Magno Leão dos Santos e Arthur Eugênio Quintão Gomes já haviam sido sabatinados pelos deputados em comissão especial criada para emitir parecer sobre a indicação. Outros dez projetos também foram aprovados, sendo três em 2º turno - os Projetos de Lei (PL) 919, 961 e 1.126/03.

O PL 919/03, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que determina a notificação compulsória de violência contra a mulher que tenha sido atendida nos serviços de urgência e emergência, foi aprovado sem alterações em relação ao texto aprovado em 1º turno. Da deputada Maria Tereza Lara (PT), o PL 961/03, que dispõe sobre o Conselho de Participação e Integração da Comunidade Negra, foi aprovado com as emendas nºs 1 e 2 apresentadas pela Comissão de Administração Pública. O projeto altera a denominação do órgão para Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Minas Gerais, amplia suas competências, reduz de 32 para 30 o número de conselheiros e subordina o conselho à Secretaria de Estado de Governo.

A emenda nº 1 dá nova redação ao artigo 3º, acrescentando dois novos membros ao conselho - um representante das universidades públicas e um das comunidades quilombolas - e subordina-o à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Esportes. A emenda nº 2 promove correção técnica no artigo 4º, retificando o nome do conselho, conforme originalmente proposto na matéria.

O PL 1.126/03, do deputado Leonídio Bouças (PTB), que estabelece condições para a exploração econômica do turismo nas regiões de represas e lagos artificiais no Estado, foi aprovado com a emenda nº 1, da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio. A emenda suprime o artigo 4º do projeto, segundo o qual "compete à Secretaria de Estado do Turismo, através da Turminas, a licença para a implementação do projeto, bem como a fiscalização de sua execução." De acordo com o parecer da comissão, a Turminas foi extinta quando a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) foi criada.

Projeto beneficia moradores com dificuldade de locomoção

Em 1º turno, o Plenário aprovou o PL 743/03, do deputado Gilberto Abramo (PMDB), que determina que os apartamentos dos andares térreos dos edifícios residenciais construídos por programas habitacionais do Estado serão preferencialmente destinados a pessoas idosas ou portadoras de deficiência que lhes dificulte a locomoção. Pelo projeto, isso ocorrerá desde que essas pessoas estejam regularmente inscritas e preencham as demais condições exigidas nos programas. Da mesma forma, o projeto estabelece que concorrerão aos apartamentos térreos os mutuários que comprovem ter sob sua guarda pessoas nas condições previstas no projeto. A proposição prevê também que os edifícios serão dotados, sempre que possível, de rampas de acesso para usuários de cadeira de rodas.

Doação de imóvel - Em 1º turno foram aprovados também seis projetos de doação de imóveis. São eles:

* PL 360/03, do deputado Bilac Pinto, ao município de Santa Rita de Caldas;

* PL 431/03, do deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), ao município de Poço Fundo;

* PL 438/03, do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), ao município de Indianópolis;

* PL 1.312/03, do governador do Estado, ao município de Três Pontas;

* PL 1.395/03, do governador do Estado, ao município de Airuoca;

* PL 1.396/04, do governador do Estado, à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Durante a reunião foram aprovados ainda cinco requerimentos:

* RQN 2.497/04, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, que solicita ao presidente da Loteria do Estado cópias das auditorias realizadas nos contratos da Loteria com a empresa Gtech do Brasil;

* RQN 2.498/04, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, que solicita ao presidente da Loteria do Estado o resultado da auditoria que está sendo realizada nos contratos celebrados entre esta autarquia e a Gtech do Brasil;

* RQN 2.499/04, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, que solicita ao presidente do Tribunal de Contas cópia do processo que se encontra em análise naquele órgão, envolvendo a empresa Gtech do Brasil e a Loteria do Estado;

* RQN 2.511/04, da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, que solicita ao secretário de Transportes informações sobre a atual situação da malha rodoviária estadual e dos trechos nas rodovias conveniadas com o Estado;

* RQN 2.528/04, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que solicita à Advocacia Geral do Estado o montante da dívida ativa do Estado inscrita até dezembro de 2003, as execuções propostas pela Advocacia-Geral do Estado nos anos de 2001 até 2003 e o percentual efetivamente executado ou pago pelos devedores nos anos de 2001 até 2003.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715