Deficiente visual poderá ter acesso a prédios públicos com cão guia

O portador de deficiência visual guiado por cão adestrado poderá ter direito de livre acesso a logradouros e edifício...

18/05/2004 - 00:00
 

Deficiente visual poderá ter acesso a prédios públicos com cão guia

O portador de deficiência visual guiado por cão adestrado poderá ter direito de livre acesso a logradouros e edifícios de uso público juntamente com o animal, exceto os locais onde haja restrições da parte da vigilância sanitária, como hospitais e restaurantes. Isso é o que prevê o Projeto de Lei (PL) 321/03, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que recebeu, nesta terça-feira (18/5/04), parecer de 2º turno favorável da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social. O relator, deputado Alberto Bejani (PTB), opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido no 1º turno. A proposição será, agora, apreciada pelo Plenário em 2º turno e, se aprovada, remetida à sanção do governador.

A comissão também aprovou parecer de 2º turno favorável a outro projeto que beneficia portadores de deficiência física. Trata-se do PL 953/03, do deputado Luiz Fernando Faria (PSDB), que amplia as determinações da Lei 11.666, de 1994, que estabelece normas para facilitar o acesso de portadores de deficiência aos edifícios de uso público. O projeto estende as determinações da lei aos prédios das escolas públicas e determina destinação de dotação orçamentária para as adaptações dos prédios públicos a fim de melhorar o acesso dos deficientes físicos. A deputada Marília Campos (PT), relatora da matéria, opinou pela aprovação do projeto na forma original.

Prazo - Outras duas proposições que estavam na pauta da reunião desta terça-feira não chegaram a ser apreciadas porque os relatores solicitaram prazo regimental para emitir seus pareceres: o PL 1.357/04, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que dispõe sobre a política estadual de combate à seca no semi-árido mineiro; e o PL 1.431/04, do deputado Leonardo Moreira (PL), que dispõe sobre a criação de sala de aula, nas escolas estaduais, para atendimento de alunos com deficiência auditiva e dificuldade de aprendizado e linguagem. Os relatores dos dois projetos, são, respectivamente, o deputado André Quintão e a deputada Marília Campos, ambos do PT.

Presenças - Compareceram à reunião os deputados Alberto Bejani (PTB), presidente da comissão, e André Quintão (PT), e a deputada Marília Campos (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715