Plenário aprova cinco projetos em reunião extraordinária da manhã

A Assembléia Legislativa aprovou cinco projetos na Reunião Extraordinária de Plenário da manhã desta quinta-feira (29...

29/04/2004 - 00:03
 

Plenário aprova cinco projetos em reunião extraordinária da manhã

A Assembléia Legislativa aprovou cinco projetos na Reunião Extraordinária de Plenário da manhã desta quinta-feira (29/4/04), sendo três em 1o turno e dois em 2o turno. Entre as proposições aprovadas em 1o turno está o Projeto de Lei (PL) 1.290/03, que estabelece uma regra de incentivo à produção de pescado de origem nativa, por meio do sistema de tanques-rede, em represas de hidrelétricas no Estado. Para tal, a proposição, do deputado Ricardo Duarte (PT), acrescenta um dispositivo ao artigo 14 da lei estadual de pesca e aqüicultura, de nº 14.181, 2002. O projeto foi aprovado com a subemenda nº 1 da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, prejudicando, dessa forma, a emenda nº 1 da Comissão de Constituição e Justiça. A subemenda incentiva a utilização de tanques-rede em barragens localizadas em Minas Gerais, com prioridade para as espécies nativas.

Os outros projetos aprovados tratam de doação de imóveis pelo Executivo, sendo que dois em 1o turno e dois em 2o turno. São eles, respectivamente: PLs 737/03, do deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL), que autoriza a doação de imóvel ao município de Cabo Verde; 1.238/03, do governador, que autoriza a doação de imóvel a Maria Helena Pinto Lima da Silva; 1.021/03, do deputado Dinis Pinheiro (PL), que autoriza doação de imóvel ao município de Ibirité; e 1.224/03, do governador, que autoriza doação de imóvel ao município de Santana dos Montes.

Requerimentos aprovados

Os deputados aprovaram ainda os seguintes requerimentos:

* RQN 2.132/03, do deputado Biel Rocha (PT), foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, que solicita que seja enviado ofício ao presidente da Feam pedindo informações sobre a existência, na instituição, de processo de licenciamento ambiental e sobre as etapas já realizadas nesse processo para implantação do Distrito Industrial de Santos Dumont, localizado no Bairro Antônio Afonso.

* RQN 2.166/04, da Comissão de Saúde, que solicita ao secretário Estadual de Saúde informações sobre as ações da Secretaria em relação à leishmaniose visceral.

* RQN 2.167/04, da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, que solicita ao secretário da Saúde informações sobre as mudanças implementadas na Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Belo Horizonte, com as devidas especificações.

* RQN 2.282/04, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que solicita ao presidente da Fundação Ezequiel Dias informações referentes às principais políticas públicas de ampliação do acesso a medicamentos implementadas pela fundação, com as especificações que menciona.

Deputados criticam excesso de poder da União

Ao usar a palavra pelo artigo 70 do Regimento Interno, em requerimento feito pelo líder do governo, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) pronunciou-se sobre o que chamou de centralismo do poder pela União, que estaria prejudicando o pacto federativo. "A divisão das receitas é totalmente desproporcional: generosa para a União, que fica com mais de 70% do que arrecada, e modesta para Estados e municípios", criticou Mourão, acrescentando que a parte de recursos que não é destinada para banqueiros internacionais acaba ficando paralisada "num governo inerte". Disse ainda que é preciso mudar a estrutura administrativa existente para fortalecer Estados e municípios e que um dos caminhos para esse fortalecimento é o pacto federativo. O deputado referiu-se, ainda, à situação de Minas, um dos Estados mais ricos do País, que tem um débito orçamentário de R$ 1,4 bilhão. Mas Mourão elogiou a administração de Aécio Neves e a luta do governador pela descentralização dos recursos.

Em aparte, os deputados Sebastião Navarro Vieira e Gustavo Valadares, ambos do PFL, endossaram a fala de Bonifácio Mourão. O primeiro reforçou a idéia de que o poder financeiro e de decisão estaria cada vez mais concentrado na União. Já Valadares criticou a situação da Cide, que deveria ser destinada para a recuperação da malha viária, mas fica comprometida com o pagamento de dívidas com o FMI. Também o deputado Neider Moreira (PPS) pronunciou-se, elogiando o discurso de Mourão, assim como a deputada Jô Moraes (PCdoB), que defendeu a necessidade de recuperar o papel de investidor do Estado.

Também em aparte Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) parabenizou Mourão por convocar os parlamentares da Assembléia para "empunhar a bandeira em prol do pacto federativo". O deputado petista, Chico Simões, também anunciou seu apoio na bandeira de cumprimento do pacto federativo, mas criticou o PSDB por ter contribuído para a atual situação, de aumento de recursos para a União, prejudicando os outros entes federados, para pagar a dívida externa. Em resposta, Domingos Sávio (PSDB) disse que "é um absurdo responsabilizar o seu partido pelas dívidas que têm hoje os Estados e municípios". O parlamentar defendeu ainda a posição do governador que, segundo ele, sempre lutou pela existência de uma federação no País.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715