Projeto que obriga lacres eletrônicos em postos tem parecer favorável

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou nesta quarta-feira (7/4/04) parecer de 1º turno para o P...

07/04/2004 - 00:00
 

Projeto que obriga lacres eletrônicos em postos tem parecer favorável

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou nesta quarta-feira (7/4/04) parecer de 1º turno para o Projeto de Lei 679/03, que obriga as distribuidoras de combustíveis a pôr lacres eletrônicos nos tanques dos postos. O deputado Irani Barbosa (PL), relator do parecer do projeto de autoria do deputado Leonardo Moreira, opinou pela rejeição do substitutivo nº 3, apresentado em Plenário, e pela aprovação do substitutivo nº 2, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). A deputada Vanessa Lucas (PSDB), que havia pedido vista do parecer sobre o substitutivo nº 3 em 31 de março, não compareceu à reunião desta quarta-feira.

No entendimento do relator, "os direitos tanto dos consumidores quanto de outros segmentos do mercado - incluindo o poder público - estão plenamente contemplados no substitutivo nº 2". Isso levou à rejeição do substitutivo nº 3, mesmo reconhecendo que o seu objetivo é também evitar as constantes fraudes que ocorrem na distribuição de combustíveis. Entre as principais alterações do substitutivo da FFO, está a obrigatoriedade de instalação de lacre também nos encerrantes das bombas nos postos. O encerrante é um equipamento que registra o volume de combustível vendido, e o lacre visa impedir alterações no registro da quantidade de combustível comercializada. A responsável pela instalação do encerrante seria a Secretaria de Estado da Fazenda.

Cassação - O substitutivo nº 2 sugere também que a colocação dos lacres nos tanques dos postos de bandeira branca seja custeada por seus próprios donos. O substitutivo no 1, da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, determinava que as distribuidoras teriam que arcar com os custos da instalação dos lacres nos postos bandeira branca, que não têm vínculo com nenhuma distribuidora. Outra alteração proposta pelo substitutivo da FFO é a cassação do alvará de funcionamento dos postos que forem pegos vendendo combustível adulterado.

Foi também aprovado na reunião um requerimento que dispensa a apreciação do Plenário, de nº 2.602/04. O requerimento solicita manifestação de aplauso ao Procon Estadual pelas comemorações de seus 22 anos de fundação, em 19 de abril.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Antônio Júlio (PMDB), que a presidiu; Leonardo Moreira (PL), Chico Simões (PT) e Adalclever Lopes (PMDB).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715