Diretor da Ademg falta mais uma vez a debate sobre bares no Mineirão

O debate sobre a exploração dos bares do Mineirão, que estava previsto para a reunião desta quarta-feira (31/3/04) da...

31/03/2004 - 00:01
 

Diretor da Ademg falta mais uma vez a debate sobre bares no Mineirão

O debate sobre a exploração dos bares do Mineirão, que estava previsto para a reunião desta quarta-feira (31/3/04) da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, foi cancelado e só será retomado na próxima reunião. O presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB) suspendeu os trabalhos devido à ausência do diretor-geral da Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), Fernando Campos Sasso. Ele havia sido convocado a prestar esclarecimentos à comissão sob pena de responsabilidade, mas enviou o procurador-chefe, Leonardo Barbosa Gonçalves, para representá-lo. O deputado Adalclever Lopes, no entanto, disse que nesse caso não cabe o envio de representantes.

Durante a reunião foram aprovados os pareceres de 2º turno de dois projetos de lei. O primeiro é o PL 272/03, do deputado Paulo Piau (PP), que institui mecanismos de incentivo ao acesso de setores etno-raciais historicamente discriminados em estabelecimentos estaduais de ensino superior. O parecer do relator, deputado Leonídio Bouças (PTB) foi pela aprovação com o substitutivo n.º 2. No substitutivo, o relator propõe que sejam estendidas as reservas de vagas aos cursos técnicos de nível médio mantidos pelas instituições de ensino superior estaduais, e também que se faça a identificação, de forma mais clara, dos candidatos indígenas.

Leonídio Bouças rejeitou o substitutivo n.º1, apresentado pela Comissão de Direitos Humanos, que previa a reserva de vagas para egressos do sistema prisional e adolescentes que já cumpriram medida socioeducativa no Estado. Ele defendeu ainda o uso de critérios diferenciados para a Uemg e Unimontes, que atuam em áreas distintas, e que seja adotada a renda per capita de até meio salário mínimo como definição de carência.

O outro parecer aprovado, de autoria do deputado Sidinho do Ferrotaco (PSDB), é sobre o PL 812/03, do deputado Luiz Fernando Faria (PSDB). O projeto altera a redação do art. 1º da Lei n.º 2.953, de 1963, que institui o "Dia de Santos Dumont", a ser comemorado em 23 de outubro. O parecer foi aprovado em sua forma original.

Durante a reunião foram aprovados também dois requerimentos para a realização de audiências públicas. O primeiro deles, de autoria do deputado Chico Simões (PT), pede uma reunião em Governador Valadares para debater a implantação do transporte escolar dos alunos da rede pública estadual de ensino na região do Vale do Rio Doce. O outro, de autoria da deputada Maria Tereza Lara (PT) quer que as Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública da Assembléia façam reunião para debater o projeto de substituição da penitenciária do município de Três Corações. A proposta de substituição foi apresentada pela Universidade Vale do Rio Verde.

Presenças: Participaram da reunião o deputado Adalclever Lopes (PMDB), presidente; a deputada Ana Maria Resende (PSDB), vice; e os deputados Leonídio Bouças (PTB), Sidinho do Ferrotaco (PSDB), Weliton Prado (PT) e Paulo Piau (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715