Projeto sobre tombamento da serra da Piedade tem parecer favorável

O Projeto de Lei 1.174/2003, do deputado Gustavo Valadares (PFL), que regulamenta o tombamento da serra da Piedade, r...

17/03/2004 - 00:00
 

Projeto sobre tombamento da serra da Piedade tem parecer favorável

O Projeto de Lei 1.174/2003, do deputado Gustavo Valadares (PFL), que regulamenta o tombamento da serra da Piedade, recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais nesta quarta-feira (17/03/04), em sua forma original. A relatora, deputada Maria José Haueisen (PT), considerou a matéria louvável e oportuna, uma vez que o tombamento da serra foi há mais de 15 anos e até hoje não foi feita a regulamentação. "Apenas o pico do Itabirito já foi regulamentado", lembrou.

Outro projeto de lei que recebeu parecer favorável foi o PL 803/2003, de autoria do deputado Sidinho do Ferrotaco (PSDB), prevendo a criação das chamadas "zonas de perigo ambiental" no Estado. O objetivo do projeto é delimitar e sinalizar locais onde haja risco de acidente ambiental, como nas áreas de mananciais que cruzam com rodovias. O projeto já havia recebido a emenda nº 1 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No relatório do deputado José Milton (PSDB) foram apresentadas a subemenda nº 1 à emenda da CCJ e também a emenda nº 2, da Comissão de Meio Ambiente. A subemenda apenas troca a expressão "área de risco ambiental" por "área de risco ao meio ambiente". Já a emenda nº 2 modifica o artigo 3º para enfatizar a necessidade de recuperação das áreas degradadas, além de prever sanção aos degradadores, com multas de até 10 mil Ufemgs.

Águas minerais - A Comissão de Meio Ambiente aprovou requerimento do deputado Laudelino Augusto (PT), pedindo a realização de audiência pública, em caráter de urgência, para discutir uma modificação que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) pretende fazer na Portaria 222, de 97, para autorizar a desmineralização das águas minerais. Segundo Laudelino, a desmineralização vai contra o Código Nacional das Águas e é um desrespeito ao meio ambiente.

A comissão deverá realizar, em breve, uma audiência também em Coronel Fabriciano, a requerimento do deputado Chico Simões (PT). O deputado quer avaliar os impactos que o empreendimento PCH Cachoeira Grande pode causar na região. Outro requerimento aprovado, de autoria da Comissão de Participação Popular, pede que seja enviado ofício à Feam, para que se intensifique a fiscalização nas explorações das jazidas de granito no Vale do Jequitinhonha.

Comissão decide prosseguir discussão sobre Capão Xavier

Parte da reunião desta quarta-feira foi tomada pela discussão sobre a exploração da mina de Capão Xavier, pela empresa MBR, assunto tratado durante quase seis horas em audiência pública na última semana. A presidente da comissão, deputada Maria José Haueisen, afirmou que, apesar de todos os relatos ouvidos durante a audiência, ainda não se sente em condições de emitir opinião sobre o assunto e que não há consenso entre os membros da comissão.

A deputada sugeriu que a comissão busque ajuda de técnicos da UFMG ou de outra instituição respeitada, para balizar suas análises. O deputado Fábio Avelar (PTB) não concordou com a presidente, defendendo que a comissão tome logo uma posição sobre o assunto. "Sinto-me plenamente atendido com as explicações dadas durante a audiência", disse o deputado. O deputado José Milton disse que confia na avaliação dos técnicos sobre a viabilidade de Capão Xavier. Os dois enfatizaram o caráter de geração de emprego e renda que o empreendimento tem.

Já os deputados Leonardo Quintão e Adalclever Lopes, ambos do PMDB, continuam preocupados com o possível desrespeito à Lei 10.793, de 92, que trata da proteção dos mananciais de abastecimento público. "A audiência foi confusa sob vários aspectos, não consegui formar juízo sobre o assunto", disse Adalclever. Leonardo Quintão afirmou que já passou mais de 100 horas estudando a documentação sobre o assunto e que até hoje não acredita que o empreendimento da MBR seja totalmente legal.

Requerimentos - Durante a reunião, foram aprovados três requerimentos do deputado Adalclever Lopes - também assinados pelos deputados Antônio Júlio, Ivair Nogueira e José Henrique, do PMDB -, e dois do deputado Leonardo Quintão, todos solicitando mais informações a diversos órgãos sobre questões relacionadas a Capão Xavier. O assunto voltará à discussão na próxima reunião ordinária da comissão, na semana que vem.

Presenças - Compareceram à reunião a deputada Maria José Haueisen (PT), presidente; e os deputados Doutor Ronaldo (PDT), vice; Fábio Avelar (PTB), José Milton (PSDB), Leonardo Quintão (PMDB), Laudelino Augusto (PT), Adalclever Lopes (PMDB) e Doutor Viana (PFL).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715