Aeroporto da Pampulha opera com segurança, garante DAC

"O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, opera seguindo procedimentos de segurança, sem riscos para o usuário", i...

10/03/2004 - 00:01
 

Aeroporto da Pampulha opera com segurança, garante DAC

"O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, opera seguindo procedimentos de segurança, sem riscos para o usuário", informou o major engenheiro do Departamento de Aviação Civil (DAC), Rogério Benevides Carvalho, durante reunião desta quarta-feira (10/03/04) da Comissão Especial dos Aeroportos da Assembléia Legislativa. Além de discutir a segurança de vôo, a reunião foi proposta também para conhecer o projeto da Infraero de ampliação do Aeroporto da Pampulha. Mas a apresentação dessa proposta ficou para a próxima reunião da comissão, marcada para 17 de março, já que, segundo o gerente de engenharia da Infraero, Luiz Araripe Macedo, por "problemas técnicos", o projeto de adequação do aeroporto não ficou pronto a tempo da reunião de hoje.

De acordo com o major engenheiro do DAC, Rogério Benevides Carvalho, quem "fala em falta de segurança em procedimentos de vôo desconhece a matéria". Ele explicou que, se algum procedimento estivesse inadequado, não seria permitido que um vôo decolasse e acrescentou, ao ser questionado pelo deputado Fábio Avelar (PTB) sobre as condições de segurança do Aeroporto da Pampulha: "Qualquer aeronave que opera no Pampulha tem a mesma segurança que em Confins". Para Benevides, Belo Horizonte é uma cidade privilegiada em relação ao transporte aéreo porque tem dois aeroportos, sendo um central. E acrescentou que o que deve ser discutido é o volume de tráfego no Pampulha e no Aeroporto de Confins, "determinado por padrões econômicos e sociais", entre outras.

O superintendente de navegação aérea da Infraero, Wilson Furtado, reforçou a opinião de que o Aeroporto da Pampulha, seguindo os procedimentos, é seguro para pousos e decolagens. Também para o deputado Miguel Martini (PSB), o Pampulha é seguro, mas ele ponderou que o "aeroporto não tem as melhores condições para utilizar os melhores equipamentos".

Projeto visa conforto de passageiros

O gerente de engenharia da Infraero, Luiz Araripe Macedo, explicou que o projeto de adequação do Aeroporto da Pampulha consiste em ampliar a área do terminal de passageiros para 20 mil m², com um prédio de três pavimentos. Também está prevista a construção de um edifício-garagem, que acomodaria 1.700 veículos. "O projeto prevê melhorias no terminal para o conforto dos passageiros. Queremos distribuir melhor o embarque e desembarque. Não estamos ampliando pátio ou pista", explicou Araripe. Atualmente, no Aeroporto da Pampulha, 3 milhões de passageiros utilizam seu terminal por ano. A capacidade inicial era de 750 mil pessoas/ano.

Também na reunião, Araripe informou que tal projeto ainda não foi apresentado ao DAC "porque estão sendo aguardadas definições da diretoria da Infraero sobre o que será licitado". Perguntado pelo deputado Fábio Avelar em quanto tempo o DAC analisaria esse projeto, Benevides respondeu que em um mês, mas o atraso em liberar um projeto normalmente está relacionado ao licenciamento ambiental.

Já o presidente da Líder Táxi Aéreo, comandante José Afonso Assumpção, apresentou vários questionamentos aos participantes da reunião sobre os gastos previstos para ampliação do Aeroporto da Pampulha, sem que ele se enquadre, primeiro, nos quesitos para receber um certificado do DAC. Afirmou ainda que "o Pampulha é o limitador do crescimento do transporte aéreo em Belo Horizonte".

Requerimento - Foi aprovado requerimento do deputado Fábio Avelar, que convida o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) para a próxima reunião da comissão, no dia 17 de março. A reunião abordará as obras civis complementares do Aeroporto da Pampulha e seu crescimento x Aeroporto Tancredo Neves.

Presenças - Compareceram à reunião os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente; Célio Moreira (PL), vice; Fábio Avelar (PTB), relator; Ivair Nogueira (PMDB), Miguel Martini (PSB) e Doutor Viana (PFL). Além dos convidados citados, participou da reunião Gilmar Alanis, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715