Vítimas de violência sexual terão assistência médica e psicológica

A garantia de assistência médica e psicológica, a realização de exames periciais em hospital público e o transporte e...

02/03/2004 - 18:56
 

Vítimas de violência sexual terão assistência médica e psicológica

A garantia de assistência médica e psicológica, a realização de exames periciais em hospital público e o transporte especial às vítimas de violência sexual serão determinações legais, se depender da Assembléia Legislativa. Nesta terça-feira (2/3/04), o Plenário aprovou em 2o turno, na forma do vencido em 1o, o Projeto de Lei (PL) 223/03, que acrescenta parágrafo à Lei 13.188, de 1999, que dispõe sobre a proteção, o auxílio e a assistência às vítimas de violência no Estado. A proposição é da deputada Maria José Haueisen (PT). Também em 2o turno foi aprovado o PL 935/03, do governador, que autoriza o Executivo a permutar com José Piau de Souza Filho os imóveis que especifica.

Em 1º turno, o Plenário aprovou o PL 318/03, do deputado Leonardo Quintão (PMDB), que reduz o tempo de funcionamento das entidades filantrópicas de dois para um ano, para se tornarem aptas a receber o título declaratório de utilidade pública (altera a Lei 12.972, de 1998). O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Administração Pública, que agora vai emitir o parecer de 2º turno sobre o projeto.

O substitutivo nº 1 inclui o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social entre as autoridades que podem atestar sobre o funcionamento de entidade, a idoneidade e a não-remuneração da sua diretoria. Essa proposta estava contida no PL 805/03, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que foi anexado ao PL 318/03.

O substitutivo nº 2, do deputado Miguel Martini (PSB), foi retirado de tramitação, a requerimento do autor, e a emenda nº 1, do deputado Célio Moreira (PL), foi rejeitada. O substitutivo pretendia incluir os deputados entre as autoridades que podem atestar o funcionamento das entidades filantrópicas. A emenda nº 1 acrescentava, além dos deputados, os secretários de Estado. A emenda e o substitutivo, apresentados em Plenário nas discussões de 1º turno, haviam recebido parecer pela rejeição, na Comissão de Administração Pública.

Qualidade ambiental e Comunidade Negra

Também em 1o turno os deputados aprovaram os PLs 801 e 961, ambos de 2003. O primeiro, do deputado Biel Rocha (PT), estabelece a Política Estadual de Qualidade Ambiental, Ocupacional e de Proteção da Saúde do Trabalhador. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça, com a emenda nº 1 ao substitutivo, da Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social. O substitutivo estabelece ajustes de ordem técnico-legislativa no texto original. Já a emenda prevê que o Executivo regulamentará a lei no prazo de 120 dias de sua publicação.

Já o PL 961, da deputada Maria Tereza Lara (PT), foi aprovado com as emendas nºs 1 e 2 da Comissão de Administração Pública. A proposição dispõe sobre o Conselho de Participação e Integração da Comunidade Negra e define políticas. A primeira emenda retira do texto a prerrogativa do conselho de desenvolver programas e projetos voltados para o combate ao racismo e erradicação da discriminação racial. A segunda procura compatibilizar o trabalho da ouvidoria interna do conselho com as competências da Polícia Civil e do Poder Executivo.

Proteção a jurados - Devido à apresentação do substitutivo nº 2, do deputado Célio Moreira (PL), o Projeto de Lei 87/03 retornou à Comissão de Administração Pública. Do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), a proposição garante proteção especial aos jurados e seus familiares. Além disso, assegura a concessão de transporte e estacionamento gratuitos, mediante requerimento. Pelo substitutivo apresentado em Plenário, o artigo 2o do projeto passa a determinar que "o jurado faz jus a diária para acorrer a despesas com transporte e alimentação, nos termos do regulamento desta lei".

Requerimentos aprovados e deferidos

Foram aprovados ainda os seguintes requerimentos:

* 1.576/03, da Comissão de Segurança Pública, que solicita que seja encaminhado ofício ao procurador-geral do Ministério Público, solicitando-lhe o envio a esta comissão do parecer técnico elaborado para a instalação do Centro de Remanejamento da Secretaria de Segurança Pública (Ceresp) de Juiz de Fora, relativo à edificação do prédio e à qualidade de suas instalações no que possa afetar a segurança dos detentos e a segurança pública.

* 1.617/03, da Comissão de Direitos Humanos, que solicita ao chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais informações sobre o número e o nome dos servidores cedidos pelas prefeituras mediante convênio que se encontram à disposição da Polícia Civil em todo o Estado e, em especial, na Delegacia de Igarapé.

* 1.622/03, da Comissão de Transporte, que solicita ao diretor-geral do DER/MG cópia do relatório do Ministério da Fazenda sobre as obras na BR-381, informação sobre os aditamentos feitos nos contratos para o projeto, a construção e a fiscalização da obra.

* 1.664/03, da Comissão de Saúde, que solicita ao superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde informações sobre providências tomadas quanto ao fornecimento de medicamentos aos portadores das doenças de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

* 1.682/03, da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia que solicita o envio de ofício aos superintendentes regionais de ensino do Estado, solicitando-lhes informações sobre as obras de reforma e ampliação em andamento na rede estadual de ensino, como também sobre as demandas não atendidas, indicando as prioridades.

* 1.683/03, da Comissão de Saúde, que solicita que seja enviado pedido de informações ao Secretário da Fazenda sobre o pagamento de R$ 840.000, devidos ao Hospital Universitário São José, inscritos em "Restos a Pagar", referentes ao exercício de 2002.

* Do deputado Paulo Piau (PP), solicitando que o Projeto de Lei 272/2003 seja distribuído à Comissão de Educação, no 2º turno. O projeto institui mecanismos de incentivo ao acesso de setores etnorraciais historicamente discriminados em estabelecimentos de ensino público estadual de ensino superior.

Dos sete requerimentos deferidos, quatro pedem que os projetos sejam encaminhados às comissões seguintes porque a CCJ perdeu prazo para emitir parecer. São eles: do deputado Leonardo Moreira (PL), para os Projetos de Lei 1.093 e 1.139, ambos de 2003; do deputado Leonardo Quintão (PMDB), para o Projeto de Lei 985/03; da deputada Marília Campos (PT), para o Projeto de Lei 1.201/03. Já o requerimento do deputado Pastor George (PL), solicita a inclusão em ordem do dia dos Projetos de Lei nºs 225 e 987, ambos de 2003.

Também foram deferidos dois requerimentos pedindo realização de reunião especial. São eles:

* Dos deputados Rêmolo Aloise (PL), Adalclever Lopes (PMDB) e outros, solicitando a realização de reunião em homenagem ao diretor-presidente da Viação Gontijo Ltda., Abílio Gontijo.

* Do deputado Roberto Carvalho (PT) e outros, solicitando a realização de reunião em homenagem ao Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Comunicação - O deputado Ivair Nogueira informou sua indicação para líder da bancada do PMDB e indicou o deputado Chico Rafael como vice-líder.

Cafeicultura - Foi lida correspondência em Plenário, do secretário de Estado de Fazenda, Fuad Noman, em atenção ao ofício da Presidência da Assembléia, informando que foi constituída comissão paritária encarregada de, em 90 dias, promover análise sobre a situação da cafeicultura em Minas Gerais. Essa comissão também irá propor alternativas que possibilitem o incremento do referido agronegócio.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715