Plenário aprova projetos em 1º turno; comissões especiais são criadas

Os três projetos de lei que estavam na pauta da reunião ordinária do Plenário da Assembléia, nesta quinta-feira (26/2...

26/02/2004 - 19:28
 

Plenário aprova projetos em 1º turno; comissões especiais são criadas

Os três projetos de lei que estavam na pauta da reunião ordinária do Plenário da Assembléia, nesta quinta-feira (26/2/2004) foram aprovados em 1º turno. O PL 919/2003, do deputado Ivair Nogueira (PMDB), que determina a notificação compulsória de violência contra a mulher atendida nos serviços de urgência e emergência, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1. As seis emendas que haviam sido apresentadas pela Comissão de Constituição e Justiça foram rejeitadas em Plenário.

Os outros projetos aprovados foram o PL 812/2003, do deputado Luiz Fernando Faria (PSDB), que altera a denominação da data cívica "Dia de Santos Dumont" para Dia de Santos Dumont - Pai da Aviação"; e o PL 1.021/2003, do deputado Dinis Pinheiro (PL), que autoriza doação de imóvel ao município de Ibirité.

Mensagens - Durante a reunião foram lidas 12 mensagens do governador Aécio Neves encaminhando projetos de lei de autoria do Executivo para apreciação da Assembléia. Entre eles está o que inclui o vice-governador no Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP). Para alterar a composição do conselho, o Projeto de Lei altera o parágrafo 2º do artigo 19 da Lei 14.868/2003. Os outros projetos são de doação, reversão e permuta de imóveis e de denominação de escolas.

Designados membros de comissões especiais de veto

Os nomes dos deputados que comporão duas comissões especiais de veto foram divulgados pela Presidência durante a reunião de Plenário. Para a comissão que emitirá parecer sobre os vetos parciais às proposições de lei 15.734 (consolida a legislação tributária no Estado), 15.738 (acesso dos portadores de deficiência física aos edifícios de uso público), 15.852 (IPVA) e 15.921 (custas judiciais), foram designados os seguintes deputados:

*Pelo BPSB, como efetivos, Miguel Martini e Mauro Lobo e, como suplentes, Carlos Pimenta e Sebastião Helvécio; pelo Bloco PT/PCdoB, como efetivo, Biel Rocha e, como suplente, Weliton Prado; pelo PL, como efetivo, Márcio Passos e, como suplente, Antônio Genaro; e pelo PP, como efetivo, Gil Pereira e, como suplente, Paulo Piau.

Farão parte da comissão que analisará os vetos totais às proposições de lei 15.784 (informações sobre média de calorias dos alimentos comercializados) e 15.924 (educação alimentar e nutricional nas escolas públicas e privadas do Estado), os seguintes deputados:

*Pelo BPSB, como efetivos, Neider Moreira e Dalmo Ribeiro Silva e, como suplentes, Maria Olívia e Doutor Ronaldo; pelo Bloco PT/PCdoB, como efetivo, Laudelino Augusto, e como suplente, Ricardo Duarte; pelo PL, como efetivo, Célio Moreira e, como suplente, Roberto Ramos; e pelo PP, como efetivo, Paulo Piau e, como suplente, Dimas Fabiano.

Bancadas e blocos devem indicar líderes

As bancadas e blocos parlamentares deverão indicar seus líderes e encaminhar à Mesa da Assembléia cópia da ata formalizando a escolha. Enquanto não for feita a indicação, a liderança será exercida pelo deputado mais idoso da bancada. A medida foi comunicada pelo presidente Mauri Torres (PSDB) durante a reunião de Plenário e atende ao artigo 67 do Regimento Interno, que estabelece o prazo de cinco dias após o início da sessão legislativa ordinária (ano parlamentar) para a indicação. Cada líder poderá indicar vice-líderes na proporção de um por dez deputados, ou fração, da respectiva bancada. A Maioria e a Minoria não possuem vice-líderes. Os líderes e vice-líderes não poderão ser membros da Mesa da Assembléia.

A Presidência informou ainda ao Plenário que o PL 1.104/2003, do Deputado Fahim Sawan (PSDB), continuará a tramitar. O projeto estava anexado ao PL 1.095/2003, do Deputado Ricardo Duarte (PT), que foi retirado de tramitação pelo autor. O PL 1.104 dispõe que o Executivo custeará as taxas de consumo de energia elétrica e de água para hospitais universitários públicos ou hospitais de clínicas mantidos por instituições públicas de ensino superior.

Requerimentos - Foi deferido requerimento do deputado Elmiro Nascimento (PFL) e outros, solicitando a realização de reunião especial para a entrega da 6ª edição do prêmio Luiz Eduardo Magalhães. Também foram aprovados requerimentos do deputado Doutor Viana (PFL), solicitando que o PL 1.130/2003 seja distribuído também à Comissão de Fiscalização Financeira; e do deputado Domingos Sávio (PSDB), solicitando à Telemig Celular, à Tim Maxitel e à Oi que priorizem a colocação de torres de telefonia móvel nos municípios de Biquinhas, Morada Nova de Minas e Paineiras e no distrito de Morro do Ferro, no município de Oliveira.

Questão de ordem - O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) deu continuidade à discussão sobre os bingos, iniciada na fase de "Oradores" da reunião. Segundo ele, Minas Gerais está perdendo dinheiro com o fechamento dos bingos, que foram auditados e não apresentariam irregularidades no Estado. O líder do Bloco PT/PCdoB, deputado Rogério Correia, defendeu a paralisação dos bingos por meio de medida provisória do presidente Lula. Segundo ele, o presidente acertou ao remeter a discussão sobre a regulamentação dos jogos para o Congresso Nacional. O deputado falou ainda da importância da reforma política e eleitoral do Brasil: "O que temos não é o problema de uma campanha, mas da forma como acontecem as eleições no Brasil", afirmou.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715