Mortes em Unaí e condições de trabalho de fiscais serão debatidas

A Comissão de Segurança Pública vai realizar audiência pública em Unaí, no Noroeste do Estado, em conjunto com a Comi...

17/02/2004 - 15:10
 

Mortes em Unaí e condições de trabalho de fiscais serão debatidas

A Comissão de Segurança Pública vai realizar audiência pública em Unaí, no Noroeste do Estado, em conjunto com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, para acompanhar as investigações sobre o assassinato de quatro servidores do Ministério do Trabalho naquela cidade, em janeiro deste ano. As duas comissões também debaterão, em audiência, as condições de trabalho dos servidores do Ministério que atuam na fiscalização no Vale do Jequitinhonha, em especial na cidade de Araçuaí. Os requerimentos, apresentados pelos deputados Rogério Correia e Marília Campos, ambos do PT, foram aprovados pela Comissão de Segurança Pública em reunião nesta terça-feira (17/2/04).

Para a audiência em Unaí, serão convidados o secretário Especial dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda; o coordenador da Procuradoria Estadual Especializada no Combate ao Crime Organizado, André Ubaldino; o delegado Regional do Trabalho, Carlos Calazans; o secretário de Estado de Defesa Social, Lúcio Urbano; e representantes do Ministério Público Federal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí e dos trabalhadores da Delegacia Regional do Trabalho. Para a audiência sobre as condições de trabalho dos fiscais, serão convidados representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Delegacia Regional do Trabalho, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes.

Roubo de café - Outro assunto a ser discutido pela Comissão de Segurança Pública é o desaparecimento de 18 mil sacas de cafés de pequenos produtores rurais, sob a guarda de empresas e cooperativas, em diversos municípios do Sul de Minas. "O roubo de cargas está gerando uma grave crise na região e há, inclusive, denúncias de participação de organizações criminosas", afirma o autor do requerimento pela reunião, deputado Rogério Correia (PT). Foram registrados casos em Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Poços de Caldas, Guapé, Guaxupé, Alfenas, Muzambinho e Machado. Serão convidados representantes de produtores lesados, de empresas exportadoras, do Ministério Público, da Polícia Militar e dos delegados responsáveis pelo caso.

Em São Paulo, já estão em prosseguimento investigações sobre o roubo de cargas de café com destino ao porto de Santos, conforme afirmou o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que foi o relator da Comissão Especial da Cafeicultura. Ele apresentou requerimento, aprovado, pedindo à Comissão de Segurança Pública da Assembléia de São Paulo e à Polícia Federal informações sobre o assunto. O deputado Laudelino Augusto (PT), que foi o vice-presidente da comissão, apoiou a investigação dos casos pela comissão de Segurança Pública. As atividades da Comissão Especial foram desenvolvidas em 2003, levantando os problemas enfrentados pelo cafeicultura no Estado.

Insegurança em JF em debate

A Comissão de Segurança Pública também quer discutir, em audiência pública, as condições físicas do prédio do Ceresp de Juiz de Fora, que está com a segurança comprometida devido às várias rachaduras e infiltrações. O requerimento, apresentado pelo deputado Alberto Bejani (PTB), pede que sejam convidadas para a reunião autoridades responsáveis pela administração do Ceresp, um técnico em engenharia civil da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e o deputado federal Mauro Lopes, que era o secretário de Segurança Pública na época da construção do prédio. "Criaremos uma agenda permanente de visitas a todas as penitenciárias do Estado, como medida de fiscalização preventiva", adiantou o presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT).

Na retomada dos trabalhos da comissão, os seguintes requerimentos também foram aprovados:

* Do deputado Sargento Rodrigues (PDT), pedindo ao Comando da Polícia Militar esclarecimentos sobre a transferência da 3ª sargento Ângela Santana Alves Maia de Unaí para Uberlândia, conforme ato assinado pelo comandante, e sobre denúncias de desvio de conduta de militares; e pedindo a realização de audiência em Unaí, com convidados, para debater o convênio "patrulha rural", celebrado entre a PM e os produtores rurais locais;

* Do deputado Rogério Correia, solicitando ao superintendente de Administração Penitenciária a urgente transferência do detento Juliano Balbino Fernandes da cadeia pública de Alpinópolis para a Penitenciária Nelson Hungria, "por tratar-se de criminoso de alta periculosidade"; e pedindo a realização de audiência para debater o Projeto de Lei (PL) 7.134/02, em tramitação no Senado Federal, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

* Do deputado Alberto Bejani, pedindo ao Corpo de Bombeiro Militar de Juiz de Fora informações sobre a prisão do cabo Rogério Praxedes de Almada, no Hospital Ana Néri;

* Da deputada Maria Tereza Lara (PT), solicitando ao Comando do 33º Batalhão da Polícia Militar em Betim reforço no policiamento na Colônia Santa Isabel, devido a constantes assaltos sofridos pelos pacientes.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão; Alberto Bejani (PTB), Leonardo Moreira (PL), Rogério Correia (PT), Laudelino Augusto (PT), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Domingos Sávio (PSDB) e Paulo Piau (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715