Administração Pública encerra trabalhos do semestre

Com a aprovação de pareceres favoráveis em segundo turno aos Projetos de Lei Complementar 21 e 43, a Comissão de Admi...

18/12/2003 - 15:21
 

Administração Pública encerra trabalhos do semestre

Com a aprovação de pareceres favoráveis em segundo turno aos Projetos de Lei Complementar 21 e 43, a Comissão de Administração Pública encerrou, nesta quinta-feira (18/12/2003), suas atividades neste semestre "limpando as gavetas", como disse seu presidente, o deputado Domingos Sávio (PSDB). Restou apenas o PL 585/2003, do deputado Durval Ângelo (PT), retirado de pauta atendendo a pedido de prazo formulado pela relatora, deputada Jô Moraes (PCdoB).

O PLC 21/2003, do Procurador-Geral do Estado, foi relatado, em 2º turno, pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). A proposição dá acesso ao Ministério Público a banco de dados de caráter público ou relativo a serviço de relevância pública. O parecer foi favorável à aprovação, na forma do Substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão, ressalvando as hipóteses de sigilo legal e a inviolabilidade dos direitos individuais.

O substitutivo também acrescenta dispositivos ao artigo 3º da Lei Complementar 67/2003, que cria o Fundo Especial do Ministério Público do Estado - Funemp. Esse artigo trata dos recursos do Fundo, entre eles, dotações orçamentárias próprias e repasses de valores de convênios com órgãos estaduais e federais. Mas, segundo o parecer, não há previsão quanto a valores e bens vindos de termos de ajustamento de conduta firmados nas promotorias de proteção do patrimônio público e social, meio ambiente e outros interesses difusos e coletivos. Continua o parecer, "também não há menção a valores provenientes de despesas de perícias técnicas realizadas, em inquérito civil, procedimento administrativo ou ação civil pública". O relator justifica, então o substitutivo como forma de suprir também essa lacuna e aprimorar o conteúdo da Lei Complementar 67/2003.

Cessão de policiais - O PLC 43/2003, do governador, que acabara de ser aprovado em 1º turno no Plenário, foi à Comissão de Administração Pública para avaliação do parecer de 2º, cujo relator foi o próprio presidente da Comissão. O projeto trata da cessão de integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar para entidades associativas de militares. Domingos Sávio deu parecer favorável à aprovação, com as emendas 1 e 2. A primeira altera a redação do parágrafo 2º do artigo 1º, fixando em três anos o prazo de disponibilidade, prorrogável por igual período. A emenda 2 estabelece que a entidade que tenha de 2 mil a 3 mil integrantes terá direito a um representante, e de 3.001 a 8 mil, dois representantes.

Presenças: Deputados Domingos Sávio (PSDB), presidente; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Fábio Avelar (PTB) e deputada Jô Moraes (PCdoB).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715