Assembléia presta homenagem ao Cruzeiro pela trajetória de conquistas

O Cruzeiro Esporte Clube foi homenageado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (11...

12/12/2003 - 15:43
 

Assembléia presta homenagem ao Cruzeiro pela trajetória de conquistas

O Cruzeiro Esporte Clube foi homenageado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na noite desta quinta-feira (11/12/2003), durante Reunião Especial de Plenário requerida pelos deputados Antônio Andrade (PMDB), 1º-secretário da Assembléia, e Domingos Sávio (PSDB). Com a participação de vários diretores, atletas e funcionários do time, além de diversos parlamentares e torcedores, a reunião destacou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2003. "Ao colocar em evidência o esporte do Estado e por sua invejável estrutura, que culminou com a consagração nos estádios, o Cruzeiro torna-se grande merecedor dessa homenagem. São oito décadas de glórias, com organização e eficiência, além do apoio apaixonado da torcida", afirmou o deputado Rêmolo Aloise (PL), 1º-vice-presidente da Assembléia, que presidiu a reunião.

A reunião foi marcada por palmas, hinos de comemoração e, ao final, uma chuva de papel picado azul e branco, que coloriu o Plenário. "O clima ainda é de festa entre a família celeste. Ganhar em uma só temporada o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão é um feito que orgulha a torcida e dificilmente será obtido por outros times", considerou o deputado Antônio Andrade. O parlamentar também elogiou a "competente administração do clube, ao longo dos anos, o brilhantismo dos jogadores e o amor da torcida". Segundo ele, o Cruzeiro, no ano de 2003, elevou o nome de Minas ao cenário nacional e também internacional.

"Futebol é mais que esporte, é cultura, saúde, fraternidade e exemplo de garra, competência e seriedade", ressaltou o deputado Domingos Sávio, confessando, emocionado, que tinha a certeza de que o time seria campeão antes do resultado. Ele relembrou que a paixão pelo time começou ainda na infância, quando treinava futebol no campo do Cruzeiro, e era sempre bem recebido. Em aparte, os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Bonifácio Mourão (PSDB) também relataram, com emoção, o carinho de longa data para com o clube. "Agora seremos tricampeões da Libertadores", sentenciou o torcedor Bonifácio Mourão, lembrando o histórico time dos anos 70, com Tostão e Piazza, entre outros.

Irmãos Perrela destacam esforços

"O Cruzeiro é um time do povo. Seus primeiros torcedores foram serventes de pedreiro e ajudantes de padeiros italianos. Nossa torcida nunca nos hostilizou, ao contrário, sempre nos apóia. O resto é mídia", afirmou o diretor-superintendente de Futebol Profissional do Cruzeiro, Zezé Perrella de Oliveira Costa, rebatendo críticas de que o clube seria mais voltado para o público de elite. Ele agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo mineiro e enfatizou: "Nossa preocupação não é só criar jogador, mas permitir seu crescimento". Zezé Perrella ponderou que nem sempre as decisões dos dirigentes de futebol podem ser tomadas pela emoção, e que é exatamente por esse cuidado constante que o Cruzeiro se tornou uma "verdadeira grife internacional".

Placas - "São 10 milhões de torcedores em todo o Estado. Nosso esforço diário é árduo e satisfaz a torcida", completou o presidente do clube, Alvimar de Oliveira Costa. Os dois irmãos foram homenageados com placas comemorativas em nome das conquistas. Alvimar recebeu a placa dos deputados Rêmolo Aloise, Antônio Andrade e Domingos Sávio, enquanto o deputado Bonifácio Mourão entregou a homenagem a Zezé Perrella. Também o vice-presidente do time, José Ramos de Araújo, foi agraciado com uma placa, desta vez entregue pelo deputado Célio Moreira (PL).

Medalha do Mérito - Os jogadores Cris, Wendell, Zinho e o goleiro Gomes, presentes na Reunião Especial, foram condecorados com a Medalha do Mérito Legislativo. Eles foram agraciados pelos deputados Paulo Cesar (PFL), Gil Pereira (PP), Doutor Viana (PFL) e Carlos Pimenta (PDT). Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo produzido pelo Cruzeiro sobre momentos marcantes vividos em alguns dos vários títulos obtidos pelo clube, além do crescimento patrimonial das últimas décadas. Impulsionando os torcedores presentes ao Plenário para a homenagem, a banda "Os Godoys", vestida a caráter, com a camisa do clube, apresentou os hinos "Conquista de 1996" e "Conquista da Tríplice Coroa". Um dos integrantes da banda é o vereador de Belo Horizonte, Arnaldo Godoy.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Rêmolo Aloise (PL), 1º-vice-presidente da Assembléia, que presidiu a reunião; Antônio Andrade (PMDB), 1º-secretário da Assembléia, e Domingos Sávio (PSDB), autores do requerimento que originou a reunião; e os seguintes dirigentes do Cruzeiro: presidente, Alvimar de Oliveira Costa; diretor-superintendente de Futebol Profissional, Zezé Perrella de Oliveira Costa; vice-presidente, José Ramos de Araújo; presidente do Conselho Deliberativo, Gilvan de Pinho Tavares. Além deles, participaram o vereador de Belo Horizonte, César Masci, representando o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Betinho Duarte; o ex-atleta do Cruzeiro Evandro Cruz, representando o secretário de Esportes de Belo Horizonte, Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, também ex-jogador; e os atletas Cris, Gomes, Wendell e Zinho. Diversos deputados, além dos citados na matéria, participaram da homenagem.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715