Deputados defendem obras no limite da capital com Sabará

A união de esforços para as obras na MG-T 262, nos entroncamentos entre a avenida José Cândido da Silveira e a BR-381...

02/12/2003 - 19:10
 

Deputados defendem obras no limite da capital com Sabará

A união de esforços para as obras na MG-T 262, nos entroncamentos entre a avenida José Cândido da Silveira e a BR-381 e MG 5, hoje conhecida como avenida Borba Gato, no limite entre Belo Horizonte e Sabará, foi defendida pelos participantes da audiência pública da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia de Minas, nesta terça-feira (2/12/2003). O autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Sidinho do Ferrotaco (PSDB), e o deputado Roberto Carvalho (PT) enfatizaram que a obra envolve os três entes federados - município, Estado e União - e que eles deveriam buscar juntos uma solução para o problema. Sidinho do Ferrotaco ressaltou o fluxo intenso de veículos, que coloca em risco os moradores da região. Ele reivindicou a revitalização da MG 5 e, posteriormente, a construção de uma trincheira para facilitar o retorno dos automóveis que vêm no sentido Espírito Santo-Belo Horizonte.

O coordenador da 1ª CRG do DER/MG, Luiz Alberto Dias Mendes, disse que existe consenso sobre a necessidade de melhorias desses trechos. No entanto, segundo ele, a falta de recursos para as obras seria a grande dificuldade. O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Paulo Roberto Takahashi, informou que a prefeitura encomendou dois projetos para a MG 5, com autorização o DER. Segundo ele, a rodovia, embora sob jurisdição do DER, foi tratada nos projetos como via urbana. Takahashi apontou que o dilema em relação às obras nesses trechos referem-se à necessidade de se definir de quem é a responsabilidade sobre eles. "O aspecto jurídico precisa ser definido", explicou.

A engenheira da Sudecap, Eliane Marzulo, apresentou os projetos de recuperação da MG 5, que se estendem por 1.982 metros. Segundo orçamento feito em janeiro deste ano, as obras da avenida José Cândido da Silveira (trevo de Sabará), até a BR-262, custariam cerca de R$ 6 milhões e incluiriam a duplicação da via, a construção de um canteiro central e de calçadas para pedestres. A engenheira ressaltou que, por se tratar de uma via urbana, é exigida ainda a construção de um sistema de captação de águas pluviais.

O projeto prevê também obras de nivelamento, já que as casas encontram-se em três níveis, além de muros de arrimo para contenção de encostas. Ainda seria feito o recapeamento de algumas vias e a correção da concordância de curvas e de declives no terreno. A engenheira informou também que somente quatro casas precisariam ser desapropriadas para a implantação do projeto e algumas residências construídas em vias públicas teriam de ser removidas.

Projeto prevê construção de viaduto e de trincheira

O outro projeto da Sudecap prevê a construção de uma trincheira sobre a BR-262, na continuidade da MG 5 e um viaduto de acesso aos bairros da região nordeste da cidade, na rua Potengi. Essa etapa do projeto custaria, segundo orçamento também de janeiro de 2003, R$ 6,6 milhões.

O deputado Célio Moreira (PL), presidente da comissão, criticou a obra de revitalização da Praça 7, que teria custado praticamente o mesmo valor orçado pela Sudecap para essas obras da região nordeste. "A prefeitura precisa ter prioridades", defendeu. O vereador Índio, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, também defendeu a revitalização e disse que a implantação desses projetos beneficiará a população de 12 bairros da região nordeste da cidade.

Requerimentos - Foram aprovados dois requerimentos de votos de congratulações e outro da Bancada do PL solicitando o envio de ofício ao governador Aécio Neves pedindo informações sobre a realização de obra de asfaltamento, pela administração estadual, na região do município de Rio Manso.

Termas - O deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL) agradeceu à comissão pela visita feita na última sexta-feira (28) às Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Célio Moreira (PL), presidente; Sidinho do Ferrotaco (PSDB); Roberto Carvalho (PT); e Sebastião Navarro Vieira (PFL). Além dos convidados citados na matéria, também esteve presente o presidente do Conselho de Saúde do Hospital do Pronto Socorro de Venda Nova, Celso Rafael.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715